Aprenda a habilitar o botão direito do mouse em sites que o bloqueiam

Por Redação

Logo depois dos incansáveis anúncios pop-up, uma das coisas mais irritantes da internet são aquelas páginas que não permitem que o usuário clique com o botão direito do mouse, o que acaba impedindo o uso de diversas ferramentas acessíveis apenas pelo botão.

Felizmente, não é difícil de contornar esse obstáculo. Veja no passo a passo a seguir as alternativas que você tem para resolver esse problema.

1. Entendendo a página

Código HTML

Embora seja cada vez menos comum nos dias de hoje, alguns sites ainda utilizam linguagem JavaScript ou HTML para barrar o uso do botão direito. Para esses sites, impedir o uso do clique direito é uma maneira eficaz de fazer com que as pessoas não roubem o conteúdo disponibilizado no domínio. Mas o problema é que desabilitar o uso do botão direito corta o acesso a muitas outras ferramentas do navegador.

Uma saída é desabilitar o JavaScript para tentar remediar a situação, mas essa ação pode ser danosa para você, já que muitas páginas só funcionam com esse componente ativado.

2. Utilize seu próprio JavaScript

Esse método é bem simples e não muito intrusivo. O que você fará, é utilizar seu próprio código JavaScript. As vantagens desse código é que ele reinicializa o contexto de valor de uma página, liberando o uso do botão direito.

O código que deve ser utilizado é este:

javascript:void(document.oncontextmenu=null);

Ao acessar uma página protegida, você pode digitar ou copiar e colar esse código na barra de endereço e apertar o "Enter". Pronto! Você já deverá ser capaz de utilizar o botão direito na página e não é nem necessário recarregar o site.

É possível até mesmo criar um "Favorito" com esse código para facilitar ainda mais o uso dele sempre que você precisar.

3. Quem não tem código, caça com plugins

RightToClick

Se você encontra esse problema muito frequentemente na sua navegação, talvez seja mais fácil instalar uma extensão no seu browser para resolver as coisas de maneira mais definitiva.

No caso do Google Chrome, uma boa dica é o uso da extensão RightToCopy. Ela faz mais do que apenas permitir o uso do botão direito nas páginas: também permite que o usuário selecione o texto e copie o conteúdo para qualquer editor de texto.

O Firefox também tem sua versão deste plugin, e ele é até mais completo que em sua versão no Chrome. No navegador da Mozilla, o RightToCopy permite que os usuários configurem em quais páginas específicas determinadas funções serão executadas.

4. Block no script!

ScriptSafe

Também há no mercado extensões de bloqueio de scripts que podem ser usadas, como o NoScript (para o Firefox) e ScriptSafe (para Google Chrome).

Esse tipo de extensão bloqueia todos os scripts rodando em todas as páginas, a menos que você os ative manualmente. Eles podem ser úteis em alguns casos, mas em sua maioria causam alguma dor de cabeça, portanto utilize-os com parcimônia.

Depois de todas essas dicas você deverá ter todas as ferramentas que precisa para usar o botão direito do mouse onde e quando quiser. Boa navegação!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.