Aprenda a criar artes para redes sociais e peças gráficas com o Crello

Por Patrícia Gnipper

Totalmente online, o Crello é uma ferramenta da DepositPhotos que permite criar artes próprias para usar em redes sociais, apresentações, convites, newsletters, folhetos, entre outros formatos, mesmo sem que você saiba usar softwares de ilustração e fotografia. Lançado em junho nos Estados Unidos, o serviço agora está disponível em português e conta com mais de 10 mil modelos gratuitos para começar a criar gráficos e peças visuais.

É possível criar um modelo próprio do zero, ou, ainda, escolher um template pronto e personalizá-lo completamente, escolhendo fontes, tamanhos, cores, fotos, ilustrações e outros elementos. O usuário pode escolher esses elementos a partir do banco de dados do Crello, que oferece opções gratuitas e outras cobrando US$ 0,99 por imagem, ou fazer o upload de seus próprios arquivos. Confira o passo a passo de como começar a criar suas artes exclusivas usando a ferramenta.

Criando sua conta

Assim que abrir o site do Crello, é preciso fazer o login. Para criar sua conta, basta clicar em “Sign Up” para escolher se a autenticação será feita usando suas credenciais do Facebook ou Google ou se você prefere logar com e-mail e senha.

Cadastro feito, você pode selecionar o nosso idioma clicando em “Account Settings”, selecionar “Português” no item “Language”.

Os primeiros passos

A primeira página que o Crello exibe depois desta etapa é a home, mostrando as opções de se criar um modelo de design a partir dos templates prontos, como publicação em redes sociais ou convite, por exemplo, ou criar um template em branco.

Depois de escolher o template, ou criar um branco, selecione a caixa de texto e escolha o tipo, tamanho e cor da fonte, além de posicioná-lo onde desejar. Também é possível aplicar uma transparência.

Já caso você tenha inserido uma fotografia em sua arte, o Crello oferece alguns filtros pré-definidos para o tratamento daquela imagem, que pode ter sido escolhida a partir das opções que o serviço oferece, ou pode ser uma foto que você mesmo decidiu fazer o upload. Também é possível alterar brilho e contraste dessa fotografia, além de saturação, tonalidade e desfoque.

O mesmo vale para os objetos, como formas, ícones e ilustrações, igualmente oferecidos pelo serviço, mas com a possibilidade de o usuário subir as imagens que desejar. A ferramenta de edição permite escolher cores e transparências, além de redefinir dimensões e posicionamentos de cada item.

Como salvar o projeto finalizado

Projeto finalizado, é hora de salvar! O Crello salva automaticamente as alterações que estão sendo feitas durante o andamento da criação, mas, ao terminar tudo, basta clicar em “download”, no topo, para salvar a arte em seu computador.

É possível salvar a arte em JPG, PNG, PNG transparente, PDF padrão e PDF para impressão.

A qualquer momento o usuário pode voltar àquela arte para fazer novas alterações, sem precisar começar o processo todo de novo. Basta clicar no menu lateral, à esquerda, e selecionar a opção “Os meus projetos” para ver tudo o que tem salvo ali.

Tutoriais em vídeo

E se ainda restarem dúvidas, o Crello oferece alguns tutoriais em vídeos curtos e fáceis de entender. Quando estiver com um projeto aberto, é só clicar em “Guia de Instruções”, que fica localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Ali, seis tutoriais em vídeo serão exibidos, incluindo “como criar um design”, “formatar elementos”, “dimensionar, recortar e girar”, “trabalhar com textos”, “carregar os seus conteúdos” e “gerir os seus designs”.

Agora é hora de colocar a mão na massa e criar designs com aquele ar profissional, contando com uma ferramenta online, gratuita e fácil de usar!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!