10 apps para descobrir se o seu e-mail foi lido pelo destinatário

Por Douglas Ciriaco

Quando enviamos uma mensagem pelo Facebook, WhatsApp, Hangouts, Telegram e outros serviços do gênero, é possível saber se ela foi visualizada pelo destinatário. Contudo, se fizermos isso por e-mail, não — pelo menos não de uma maneira tão simples como outras formas de comunicação digital.

Apesar disso, é possível obter esta função utilizando outros programas e serviços nas mais variadas plataformas. A maioria das ferramentas funciona apenas com o Gmail, o que não chega a ser um problema de fato — o serviço do Google é o mais popular do gênero —, mas há ainda aqueles que podem trabalhar com outros.

O próprio Google conta com um serviço deste tipo, que é pago e está disponível apenas para usuários do Google Apps. Enfim, nós selecionamos algumas ferramentas que vão facilitar a sua vida na hora de saber se uma mensagem enviada por e-mail já foi lida ou não.

1. Bananatag Email Tracking

Apps para rastrear emails

Serviço moderno para gerenciamento de e-mail marketing, o Bananatag oferece uma série de recursos, como agendamento de envios, templates e dados estatísticos. Além disso, ele também é capaz de rastrear as mensagens enviadas a partir do Gmail, do Microsoft Outlook ou ainda de clientes de e-mail em dispositivos portáteis com Android ou iOS.

Assim, você recebe uma notificação sempre que uma mensagem é aberta e ele também identifica quando a pessoa clicou em links presentes no corpo do e-mail e a interação do destinatário com os anexos enviados para ele.

A versão gratuita da ferramenta oferece rastreamento de cinco e-mails por dia com notificação básica (além de outros recursos). Há ainda outras três modalidades de assinatura, que você confere no site oficial do Bananatag.

2. Google Apps for Work

Apps para rastrear emails

O Google Apps for Work não é opção mais indicada para usuários comuns, mas apenas para empresas que precisam de um e-mail profissional com a qualidade do Gmail. De qualquer maneira, o serviço é eficiente e oferece diversos recursos, entre eles o de rastreamento de mensagens enviadas.

Com esta ferramenta do Google, você sabe sempre quando um e-mail foi aberto, com o horário exato em que isso aconteceu. Usuários do Google Apps Education e Google Apps for Government têm acesso gratuito ao recurso de rastreamento de mensagens enviadas pelo Gmail.

3. GetNotify

Apps para rastrear emails

O GetNotify não é um programa, mas sim uma página da web que oferece o serviço de rastreamento de mensagens enviadas por e-mail. E uma de suas principais características é o fato de funcionar perfeitamente com basicamente qualquer serviço de e-mail, incluindo Gmail, Outlook (Hotmail) e Yahoo.

Depois de se registrar no site do GetNotify, basta adicionar a extensão .getnotify.com ao final do endereço do destinatário na caixa de edição de novas mensagens do serviço de e-mail que você usa. Isso é o suficiente para que o serviço rastreie a mensagem e avise você de forma detalhada quando ela for aberta.

A notificação vem em forma de um relatório completo com data e horário exatos da primeira vez em que o correio eletrônico foi aberto, a localização em que isso aconteceu, o serviço de e-mail utilizado, IP, navegador, sistema operacional e muito mais. Na modalidade paga deste serviço, você é avisado até mesmo quanto tempo o destinatário levou para ler a mensagem, ou seja, um serviço completo.

4. iTrackMail

Apps para rastrear emails

O iTrackMail é uma ferramenta exclusiva para iOS que funciona como um monitor de cliente de e-mail convencional. Para usar, basta informar o assunto da mensagem ao app e então usar o software de e-mail que você já vinha utilizando normalmente.

Depois disso, o iTrackMail fica de olho para saber quando o destinatário abriu a sua correspondência digital. Ele registra o dia e a hora em que a mensagem foi aberta, além de estimar o local em que isso aconteceu e a plataforma utilizada. Este serviço é gratuito, mas oferece alguns recursos extras (e pagos) dentro do aplicativo.

5. MailTrack

Apps para rastrear emails

O MailTrack é uma das ferramentas mais populares quando se fala em rastrear e-mail. Compatível apenas com o Gmail, ela é totalmente gratuita e se destaca das demais por ser fácil de configurar, funcional e totalmente discreta, ideal para não intervir na forma como você já lida com os seus e-mails.

E o MailTrack funciona de uma forma semelhante ao WhatsApp: dois sinais indicam quando a mensagem foi enviada e lida. Quando um aparece, é porque o envio aconteceu com sucesso; o segundo sinal aparece quando o e-mail foi aberto pelo destinatário. E tudo isso de modo quase imperceptível.

Você pode ativar a notificação no desktop para ser avisado em tempo real sempre que suas mensagens são visualizadas. Atualmente, o MailTrack funciona apenas no Google Chrome — basta instalar a extensão no navegador para começar a usá-lo.

6. MailTracking

Apps para rastrear emails

O MailTracking funciona de forma semelhante ao GetNotify: basta fazer o cadastro no site oficial deste serviço e então adicionar .mailtracking.com ao final do endereço de e-mail do destinatário sempre que você for redigir uma nova mensagem. Além disso, outra opção é instalar um plugin em seu navegador

Este serviço é compatível com basicamente qualquer serviço de e-mail e trabalha com programas como Outlook e Thunderbird. Além disso, o plugin do MailTracking pode ser instalado também em máquinas com OS X e Linux.

Quando você usa o MailTracking, recebe notificações completas a respeito de um e-mail aberto pelo destinatário. Ele exibe data e hora de forma precisa, além de local (com mapa), IP, e-mail utilizado para abrir a mensagem e outros detalhes. Até mesmo o tempo gasto para ler a mensagem é informado.

7. Outlook

Apps para rastrear emails

O Outlook é o cliente de e-mail padrão do Windows, então é bem provável que você já tenha ele instalado aí em sua máquina. Neste caso, não é preciso de mais nada para ser avisado quando o destinatário leu o seu e-mail, afinal o programa conta com uma ferramenta nativa para isso.

Na tela de redação de uma nova mensagem, acesse o menu de opções e clique em “Pedir confirmação de leitura”. Isso ativa o recurso e então você será notificado quando seu e-mail for aberto. Esta função trabalha apenas com o Gmail.

8. Thunderbird

Apps para rastrear emails

Se você utiliza o Gmail no Mozilla Thunderbird, também não precisa instalar mais nada em sua máquina para ser notificado toda vez em que suas mensagens são abertas. Isso porque o programa conta com um recurso nativo para confirmação de leitura. Então, basta acessar as configurações do aplicativo e ativar tal função.

Primeiramente, acesse as configurações gerais do aplicativo. Depois, vá em “Avançado” e, na aba “Geral”, clique sobre o botão “Confirmações de leitura” para configurar este recurso.

9. Sidekick

Apps para rastrear emails

O Sidekick é uma plataforma profissional para quem precisa enviar e-mails com frequência, como profissionais responsáveis por e-mail marketing de empresas. Assim, ele tem inúmeros recursos à disposição de seus consumidores, inclusive o rastreamento de e-mails.

Ele trabalha apenas com Gmail e com o Outlook (cliente de e-mail do Windows), prestando informações avançadas sobre a forma como o destinatário lidou com a sua mensagem. Assim, você consegue saber quando ele abriu, onde ele fez isso e também qual dispositivo utilizou.

Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta no Sidekick e depois instalar o complemento no navegador (disponível apenas para Chrome). Então, sempre que for escrever um e-mail você marca a opção de rastreio deste serviço, disponível na tela de redação de nova mensagem.

10. Streak

Apps para rastrear emails

Por fim, a última dica da lista é o Streak. Ele funciona de forma bastante parecida com a de outros serviços desta lista, como o Sidekick e o Bananatag. Ele também oferece inúmeros recursos aos seus clientes, sendo um deles o serviço de rastreamento de e-mails.

Aqui a pegada é mais profissional, portanto seus principais recursos estão disponíveis para quem pagar. De qualquer maneira, este serviço consegue dizer a você sempre que um e-mail é aberto. Esta ferramenta trabalha apenas com o Gmail por meio de uma extensão para Chrome (não está disponível para outros navegadores).

O Streak fornece informações avançadas, como quantidade de vezes que um e-mail foi visto, com detalhes precisos sobre visualizações únicas, quantas vezes a mesma pessoa viu a mensagem e por aí vai.

E aí, você conhece algum outro bom serviço que notifica o remetente sempre que o destinatário abre um e-mail? Então compartilhe a sua dica com todos aqui embaixo, na caixa de comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.