Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anúncios do YouTube estão minerando criptomoeda Monero em PCs de usuários

Por| 29 de Janeiro de 2018 às 17h24

Link copiado!

Anúncios do YouTube estão minerando criptomoeda Monero em PCs de usuários
Anúncios do YouTube estão minerando criptomoeda Monero em PCs de usuários
Tudo sobre YouTube

Quem tem acompanhado o mercado das criptomoedas nos últimos meses pode até estar curioso sobre a situação, mas também já deve ter percebido que o assunto vai render mais algumas boas notas nos próximos meses. Mas, seguindo essa onda de mineração, quem acabou entrando na onda foi o YouTube, ou os seus anúncios, que estão sendo utilizados para a prática ilegal.

Os atacantes, como informado pelo ArsTechnica e descoberto pela TrendMicro, usam espaços de anúncios do YouTube que aproveitam exatamente as CPUs dos telespectadores. E eles usavam a própria plataforma de anúncios Google DoubleClick para conseguir a façanha, com anúncios espalhados globamente em países como Japão, França, Itália e Espanha.

Foi revelado também que a Coinchive, um provedor popular para esse tipo de tecnologia, fornecia o código para manter tudo em funcionamento. Por outro lado, a Coinchive informa ao ArsTechnica que, de fato, fornece soluções de script que fazem uso de até 80% da CPU de um visitante, mas deixa alguns recursos livres para o funcionamento "normal" das máquinas.

Continua após a publicidade

Segundo a TrendMicro, a mineração da moeda Monero é feita deste modo desde o dia 18 de janeiro, e um representante da Google informa que a empresa já sabia das operações. A Google, é claro, informa que "estes anúncios foram bloqueados em menos de duas horas [depois de entrarem no ar] e os atacantes maliciosos foram rapidamente removidos da plataforma". Em alguns casos, os blocos de anúncios eram exibidos em branco, mas em outros eles mostravam propagandas falsas de soluções antivírus.

Usar o YouTube como forma de se beneficiar da mineração de criptomoedas é uma prática um tanto quanto inteligente por parte dos atacantes. Se um usuário assiste a um vídeo de 40 minutos enquanto o script está rodando, isso quer dizer que a mineração pode funcionar de maneira substancial. E como muita gente gasta horas e horas no YouTube, tá aí uma fórmula perfeita.

Só que, como cita a própria Google, isso vai de encontro com suas políticas e é uma prática ilegal. Assim como já fez com os primeiros atacantes, a Google vai continuar bloqueando e banindo esses usuários no futuro.

Fonte: ArsTechcnica