Velocidade da internet brasileira é 84ª em lista global

Por Redação | 29.01.2014 às 06:30

De acordo com um estudo (State of The Internet) realizado pela empresa Akamai, o Brasil perdeu 4 posições no ranking global de velocidade de conexão de internet no terceiro trimestre e ocupa atualmente a 84ª posição. Além da velocidade, o serviço de continuidade e estabilidade precisa melhorar muito para chegar a um nível aceitável. Saiu na Folha de S.Paulo.

internet

Durante o terceiro trimestre de 2013, a média de velocidade de conexão global foi de 3,6 Mbps, enquanto o Brasil apresentou velocidade média de 2,7 Mbps. Mesmo estando com média de 2,4 Mbps enquanto ocupava a 80ª posição no trimestre anterior, o país passou a acupar a 84ª posição. Neste mesmo período, um total de 122 países ou regiões registrou aumento de velocidade média de conexão.

No que diz respeito aos provedores móveis, a média de velocidade de conexão registrada dentre todos os analisados, no mesmos períodos, variou de 9,5 Mbps até 0,6 Mbps. Já o pico variou entre 49,8 Mbps a 2,4 Mbps e 18 destes provedores mostraram velocidade média na faixa de banda larga, ou seja, maior que 4 Mbps. Outros 74 entregaram conexão média entre 1 e 4 Mbps.

De acordo com o estudo, o primeiro país em questão de velocidade de internet é a Coréia de Sul, seguido do Japão, Hong Kong, Holanda, Suíça, República Tcheca, Letônia, Estados Unidos, Bélgica e Irlanda.