O que é Extranet?

Por Redação

Extranet refere-se a uma rede de computadores que utiliza a Internet para partilhar parte de seu sistema de informação com segurança. Uma Extranet permite acesso externo controlado para negócios específicos ou projetos educacionais. As empresas utilizam esse sistema para manter o relacionamento com seus parceiros, clientes e fornecedores. No plano educacional, ele pode ser utilizado para acesso a ambientes de aula virtuais, entre outros propósitos.

Em um conceito mais amplo, a Extranet pode ser confundida com a Intranet. Ela possui o mesmo modelo de construção baseado na Internet da Intranet. Por meio de um login e uma senha, as pessoas podem realizar acesso a uma Extranet. Esse sistema traz benefícios para ambos os lados visto que, se bem utilizado, mantém estreito o relacionamento e a troca de informações entre os envolvidos. Para as empresas, inclusive, a redução de transação de informação e custos com outros serviços são pontos positivos do sistema.

No ambiente corporativo, o acesso estendido a usuários externos é normalmente chamado de "rede extra-empresa", enquanto que o acesso onde somente usuários registrados podem navegar, previamente autenticados por um login, é denominado de "parte privada".

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Duas empresas podem contar cada uma com sua própria Intranet, mas se ambas estiverem interligadas para troca de informações, pedidos, pagamentos, etc, essa rede compartilhada passa a ser conhecida como Extranet.

Basicamente, a diferença entre Extranet e Intranet caracteriza-se por quem as gerencia. Se somente a empresa é que manipula a rede, ela é conhecida como Intranet. Caso os gerentes são as várias empresas que compartilham de uma mesma rede, ela é conhecida como Extranet.

A criação de uma Extranet no ambiente empresarial tem como objetivo justamente melhorar a comunicação entre empresa e parceiros, acumulando uma base de conhecimento para o relacionamento comercial produtivo entre ambos. Setores de compras, vendas, fabricação, distribuição e muitos outros são beneficiados pelo sistema.

Além disso, a colaboração, a facilidade de acesso e a integração das informações permitem um maior acompanhamento por parte de quem analisa dados e documentos e, consequentemente, trazem melhores resultados para a empresa.

Um dos principais ativos de uma empresa são as suas informações. Por conta disso, a Extranet fornece um sistema seguro onde todos os acessos ficam registrados, sendo possível conhecer quem, quando e em que local foi acessada uma determinada informação. Esse registro geralmente é feito através do endereço de IP. Dessa forma, é possível realizar um acompanhamento detalhado de documentos emitidos, bem como o controle de todas as informações disponíveis na Extranet.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.