Google investirá em cabo submarino para reforçar velocidades de internet

Por Redação | 12 de Agosto de 2014 às 08h25

O Google anunciou nesta segunda-feira (11) que está investindo em um cabo submarino mais rápido que vai ligar cidades na costa oeste dos EUA a duas cidades no Japão. A rede promovida pelo Google oferecerá 60 terabits por segundo de velocidade. "A conexão é cerca de dez milhões de vezes mais rápida do que a velocidade tradicional oferecida em sua casa", escreveu Urs Hölzle, vice presidente de infraestrutura técnica do Google.

O acordo foi assinado por um consórcio de seis empresas que também inclui China Mobile International, China Telecom Global, Global Transit, KDDI e Vodafone. O investimento será de cerca de US$ 300 milhões na rede. Chikura e Shima, no Japão, e Los Angeles, São Francisco, Portland e Seattle, nos EUA, serão as cidades incluídas no projeto. A construção está prevista para ser concluída no segundo trimestre de 2016.

Redes faster

"O sistema tem a maior capacidade já construída na rota Trans-Pacífico, uma das maiores do mundo", segundo Woohyong Choi, diretor do projeto. "O acordo vai beneficiar todos os usuários de internet global", acrescenta.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.