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Entenda o que é SEO e por que ele é importante para os websites

Por| 07 de Novembro de 2012 às 11h29

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Entenda o que é SEO e por que ele é importante para os websites
Entenda o que é SEO e por que ele é importante para os websites

Mais do que gerar um conteúdo de boa qualidade, websites precisam de técnicas que façam com que eles sejam vistos pelo maior número de pessoas possível. Por isso muitos veículos de comunicação adotam técnicas de otimização conhecidas como SEO (Search Engine Optimization), que fazem com que as suas páginas apareçam nas primeiras posições nos principais mecanismos de busca como Google ou Bing.

Vamos ser sinceros: a não ser que estejamos procurando informações extremamente específicas, raramente passamos da primeira página em nosso mecanismo de buscas favorito. Quando fazemos uma pesquisa na internet sobre laptops já estamos acostumados a clicar nas primeiras posições da busca, e, como existem bilhões de páginas na internet, as técnicas de SEO entram em cena para melhorar a posição de um link sobre o assunto.

Quando são utilizadas técnicas de SEO, os resultados orgânicos da busca são melhorados, ou seja, elas fazem com que o conteúdo chame a atenção dos algoritmos de indexação e apareçam logo nas primeiras páginas do Google, por exemplo. Quando fazemos uma busca qualquer, como laptop, o Google divide o conteúdo em seções, como na imagem abaixo:

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Para essa palavra-chave foram gerados "somente" 963.000.000 resultados, onde separamos o resultado orgânico dos anúncios patrocinados. Os primeiros resultados foram selecionados pelos algoritmos do Google (PageRank e outros) como mais relevantes para a palavra laptop. Se pesquisarmos "comprar um laptop", a busca fica um pouco mais refinada:

Como melhorar a posição de uma página na web? São dezenas de parâmetros analisados, como a data de criação e atualização da página, relevância do conteúdo, disponibilidade do site (se um site fica fora do ar ele "perde pontos"), originalidade do conteúdo (ou seja, nada de ficar copiando outros sites), quantidade de conteúdos relacionados ao tema dentro do próprio site e assim por diante.

Porém, da mesma forma que esses parâmetros podem ser utilizados para melhorar a posição de uma página, também podem atrapalhá-lo. Alguns sites fazem uso do famoso "SEO de Black Hat", abusando desonestamente do uso de algumas técnicas (como colocar centenas de tags em um artigo que não estão relacionadas a eles) e acabam sendo "punidos" pelos algoritmos com uma posição menos importante.

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Complicado, não? Por isso veículos de comunicação normalmente possuem um especialista em SEO ou mesmo uma equipe completa, por vezes contratando consultorias para otimizar algum conteúdo em particular. Estes profissionais estão constantemente revisando o conteúdo publicado e dando dicas de como fazer com que eles fiquem mais atraentes para os mecanismos de busca.

Embora importante, o SEO não deve ser preferencial ao conteúdo. Segundo André Weyher, ex-funcionário do Google, os sites devem investir mais tempo em produzir conteúdo de qualidade do que em otimizações excessivas, já que páginas de qualidade automaticamente chamarão a atenção dos algoritmos de busca. "Tente trabalhar como se o SEO não fosse parte do seu plano", diz André.

Isso significa que otimizar conteúdo é sim essencial, mas é a qualidade de conteúdo que determinará se a página merece estar nas primeiras posições, já que usuários que gostam de um site em especial retornarão futuramente, aumentando o tráfego e ganhando pontos nas pesquisas.

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