Conheça o fundador da OLX que deixou empresa de lado e doou tudo para caridade

Por Redação | 10.10.2014 às 17:30

Um dos fundadores da OLX, Fabrice Grinda, decidiu mudar de vida radicalmente e surpreendeu muita gente pela atitude não ser nada comum no mundo corporativo. Grinda decidiu deixar o cargo de presidente da empresa, abandonar seu apartamento luxuoso em Nova Iorque e doar seus bens materiais para instituições de caridade. Tudo isso para deixar de se afastar das relações pessoais mais importantes de sua vida.

A OLX é uma empresa de internet com escritórios em Buenos Aires, Lisboa, Nova Iorque, Pequim e Mumbai. O site é um dos maiores do mundo no segmento de classificados gratuitos e há quatro anos vendeu seu controle à Naspers por um montante milionário. Os anúncios disponibilizados no site giram em torno de venda, troca ou compra de imóveis, veículos, serviços, eletrônicos, empregos, entre outros.

Fabrice Grinda tem um site na internet onde conta como é mudar de vida radicalmente. "Quando as pessoas vendem com sucesso suas empresas, elas normalmente compram coisas. Eu, ao contrário, deixei minha casa e meu carro para trás e dei para caridade a maioria dos meus bens (livros, móveis, roupas, etc) em dezembro de 2012", escreve o ex-executivo.

O empreendedor sentiu que os bens materiais o estavam afastando do que ele realmente considera importante na vida. Essa foi o principal motivo que o fez deixar a OLX e sua vida luxuosa. "Estava gastando muito dinheiro para manter o meu apartamento. Nós devemos passar tempo em um lugar porque queremos e para maximizar a nossa felicidade, não porque sentimos que temos que ficar ali para justificar o gasto que temos para mantê-lo".

Após mudar de vida radicalmente, Fabrice voltou a se envolver com atividades que antes lhe davam prazer. Passou várias noites conversando com velhos conhecidos que antes estavam distantes por causa do trabalho. Assim, concluiu que, com as visitas, a intimidade costumava voltar, mas que também depois de alguns dias as visitas ficavam entediantes. "Demorou pouco para eu perceber que estava ficando tempo demais na casa de meus amigos. Meus sonhos de fazer couch surfing por semanas ao redor do mundo foram destruídos", declara.

Fabrice Grinda

Desta forma, ao se desligar de sua vida material, Fabrice voltou a esquiar, ler, e se divertir com videogames, entre outras atividades que ele amava, mas que havia abandonado por causa de sua vida empresarial agitada. Além disso, o ex-executivo planejou viagens com seus amigos para manter uma relação cada vez mais agradável.

Atualmente, Fabrice passa boa parte de seu tempo na República Dominicana, onde, segundo ele, os ventos sempre o ajudam. "O meu custo de vida na República Dominicana é menos que um décimo do que era em Nova Iorque".

O tempo mostrou a Fabrice que trabalhar também faz parte de uma vida feliz. Assim, resolveu encontrar outro desafio para a nova fase de sua vida. Agora, o empreendedor faz pequenos aportes em empresas que ainda se encontram em estágio inicial. Entre 2013 e 2014, ele criou quatro novas empresas.

Aos poucos, Fabrice voltou a trabalhar mais do que quando estava na OLX. O empreendedor, no entanto, afirma que se sente feliz com sua nova vida, apesar de falhar no quesito de tempo investido em trabalho. "Depois de prometer a mim mesmo (e falhar) que iria reduzir o ritmo de viagens durante os anos na OLX, eu voltei a ficar em trânsito o tempo todo", afirma.

Se você tem interesse em saber com mais detalhes sobre as experiências de Fabrice, pode acessar o site do empreendedor e acompanhar os artigos que contam como anda a vida dele depois de deixar a OLX de lado.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2014/10/fundador-da-olx-pede-demissao-abandona-apartamento-de-luxo-e-doa-seus-bens-para-caridade.html