Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça 5 ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site

Por| 05 de Novembro de 2013 às 06h20

Link copiado!

Conheça 5 ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site
Conheça 5 ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site

Só há uma coisa pior do que acessar um site e ele ser tão pesado que nenhuma conexão banda larga consegue dar conta: o site ser seu. No "achismo", várias medidas podem ser tomadas para acelerar o carregamento das páginas e aliviar a carga nos servidores, desde a otimização dos JavaScripts, passando pela utilização de sprites para compor o visual das páginas até a reavaliação de algumas rotinas de programação mais pesadas.

No entanto isso demanda tempo que prazos estourados não dispõem. O site The Next Web selecionou cinco ferramentas gratuitas que medem a velocidade e desempenho do seu site, além de apontar os motivos que provavelmente o deixam pesado.

1. Pingdom Tools

Continua após a publicidade

A ferramenta oferecida pelo Pingdom não só é visualmente atraente como também fornece todas as informações que você precisa saber a respeito do desempenho do seu site. Tempo de carregamento, tamanho das páginas, análise detalhada da página, segmentação por tipo de conteúdo e domínio e mais.

2. Load Impact

Diferente do Pingdom, os dados fornecidos pelo Load Impact são apresentados em gráficos que mensuram a velocidade do seu site quando acessados por uma quantidade X de usuários virtuais simultaneamente. Ideal para medir a capcidade do servidor ao escalonar o número de acessos num ambiente controlado.

Continua após a publicidade

3. Google PageSpeed Insights

Ferramenta do Google que fornece informações sobre o desempenho do seu site em dispositivos móveis e desktop. Ao invés de apresentar números e gráficos, sugere correções, melhorias e dicas a serem implantadas para que o site tenha melhor desempenho. Muito bacana para quem não consegue dar um sentido aos dados apresentados nas duas últimas ferramentas.

4. OctaGate SiteTimer

Continua após a publicidade

Talvez o mais simples desta lista, o SiteTimer da OctaGate mostra uma cascata com a linha do tempo de como os objetos da página testada são carregados e quanto tempo eles demoraram para isso. Ideal para verificar quais arquivos mais estão demorando para carregar e otimizá-los.

Tente criar versões minimizadas do seu JavaScript e CSS. Não resolve todos os problemas, mas ajuda um bocado.

5. GTmetrix

Continua após a publicidade

Interessante por aliar a cascata com a linha do tempo de carregamento dos objetos a recomendações semelhantes às do PageSpeed Insights e os gráficos (um pouco mais modestos) do Load Impact. Como bônus, ainda é possível testar o site com o YSlow, que geralmente só está disponível como extensão em alguns navegadores, e baixar um relatório em formato PDF.