Conheça 5 ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site

Por Redação

Só há uma coisa pior do que acessar um site e ele ser tão pesado que nenhuma conexão banda larga consegue dar conta: o site ser seu. No "achismo", várias medidas podem ser tomadas para acelerar o carregamento das páginas e aliviar a carga nos servidores, desde a otimização dos JavaScripts, passando pela utilização de sprites para compor o visual das páginas até a reavaliação de algumas rotinas de programação mais pesadas.

No entanto isso demanda tempo que prazos estourados não dispõem. O site The Next Web selecionou cinco ferramentas gratuitas que medem a velocidade e desempenho do seu site, além de apontar os motivos que provavelmente o deixam pesado.

1. Pingdom Tools

Ferramenta gratuita de teste de velocidade de sites, Pingdom Tools

A ferramenta oferecida pelo Pingdom não só é visualmente atraente como também fornece todas as informações que você precisa saber a respeito do desempenho do seu site. Tempo de carregamento, tamanho das páginas, análise detalhada da página, segmentação por tipo de conteúdo e domínio e mais.

2. Load Impact

Ferramenta gratuita de teste de velocidade de sites, Load Impact

Diferente do Pingdom, os dados fornecidos pelo Load Impact são apresentados em gráficos que mensuram a velocidade do seu site quando acessados por uma quantidade X de usuários virtuais simultaneamente. Ideal para medir a capcidade do servidor ao escalonar o número de acessos num ambiente controlado.

3. Google PageSpeed Insights

Ferramenta gratuita de teste de velocidade de sites, Google PageSpeed Insights

Ferramenta do Google que fornece informações sobre o desempenho do seu site em dispositivos móveis e desktop. Ao invés de apresentar números e gráficos, sugere correções, melhorias e dicas a serem implantadas para que o site tenha melhor desempenho. Muito bacana para quem não consegue dar um sentido aos dados apresentados nas duas últimas ferramentas.

4. OctaGate SiteTimer

Ferramenta gratuita de teste de velocidade de sites, OctaGate SiteTimer

Talvez o mais simples desta lista, o SiteTimer da OctaGate mostra uma cascata com a linha do tempo de como os objetos da página testada são carregados e quanto tempo eles demoraram para isso. Ideal para verificar quais arquivos mais estão demorando para carregar e otimizá-los.

Tente criar versões minimizadas do seu JavaScript e CSS. Não resolve todos os problemas, mas ajuda um bocado.

5. GTmetrix

Ferramenta gratuita de teste de velocidade de sites, GTmetrix

Interessante por aliar a cascata com a linha do tempo de carregamento dos objetos a recomendações semelhantes às do PageSpeed Insights e os gráficos (um pouco mais modestos) do Load Impact. Como bônus, ainda é possível testar o site com o YSlow, que geralmente só está disponível como extensão em alguns navegadores, e baixar um relatório em formato PDF.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.