5 Maneiras para deletar-se da Internet

Por Dimitri Pereira

Se você está lendo isso, é bem provável que há informações suas online disponíveis para o público. E, enquanto você não se retirar completamente da internet, ainda existirão várias pegadas online que você vai deixando ao navegar pela Internet. Porém, existem algumas formas de minimizar esse rastro. Confira a seguir cinco maneiras de fazer isso.

Fique ciente, que, removendo suas informações da Internet, como você vai aprender a seguir, pode afetar negativamente a sua capacidade de se comunicar com potenciais empregadores.

1. Elimine ou desative as suas redes sociais, serviços de compras e de outras atividades online

Pense em quais redes sociais você possui perfil. Além das mais famosas, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, você provavelmente também possui contas públicas em sites como o Tumblr, Google+ ou até mesmo o MySpace. Tente se lembrar também em quais sites de compras você também já se registrou. As mais comuns podem incluir Amazon, Submarino, Americanas, Netshoes e outras.

Para se livrar de todas essas contas, vá até as configurações da conta e basta encontrar a opção "Desativar", "Remover" ou "Fechar conta". Dependendo da conta, você poderá encontrá-la em segurança, privada, ou algo semelhante.

Se você estiver tendo algum problema com alguma conta em particular, tente pesquisar no Google "Como eliminar...", seguido do nome do site ou rede social que você deseja excluir. Com certeza você irá encontrar algumas instruções de como proceder e excluir essa conta.

Se, por algum motivo, você não puder excluir uma conta, altere as informações da conta para algo diferente da suas informações pessoais reais. Algo falso ou completamente aleatório.

2. Retire-se de sites de coleta de dados

Existem várias empresas que coletam suas informações. Elas são chamadas de 'data brokers" ou, corretores de dados e têm nomes como Spokeo, CrunchBase, PeopleFinder, e muitos outros. Eles são desenvolvidos com a finalidade de recolher dados de tudo o que você faz online e, em seguida, vendem esses dados para as partes interessadas, com o objetivo de selecionar especificamente seus interesses e anunciar produtos para você.

O que você pode fazer é procurar você mesmo por esses sites, e, em seguida, lidar com cada um deles individualmente para ter o seu nome removido das listas. O problema é que esse procedimento para ter o nome removido, é diferente em cada caso, e às vezes envolve o envio de fax e o preenchimento de uma papelada física real. Ou seja, estamos em 2016... físico? papelada? Exatamente! Fazem tudo para dificultar.

De qualquer maneira, existe uma forma bem mais fácil que faz o trabalho pesado de uma só vez para você. A solução é contratar um serviço como o DeleteMe em Abine.com. No entanto, o site é pago e custa cerca de US$130 para a adesão de um ano. Esse serviço irá fazer uma varredura por todos esses sites e programas por você removendo-o de todas as listas, e, de tempos em tempos fará novamente varreduras para certificar-se que que o seu nome não foi re-adicionado aos sites.

deletar-se da internet

3. Retire as suas informações diretamente dos sites

Em primeiro lugar, verifique com a sua companhia telefônica ou provedor de internet ou celular para certificar-se de que você não está listado online e peça-os para remover se você estiver.

Se você quiser remover um post antigo que você escreveu e que lhe causa constrangimento em algum fórum ou blog, você terá que entrar em contato com o webmaster desses sites individualmente. Você pode procurar pela pessoa responsável para contactar, procurando nas sessões "About us" ou "Contacts". Ou vá em www.whois.com e procurar o nome de domínio que você deseja contatar. Lá você deverá encontrar informações sobre quem exatamente você deve entrar em contato.

deletar-se da internet

Infelizmente, os operadores de sites privados não têm nenhuma obrigação de remover as suas mensagens equivocadas. Desse modo, quando entrar em contato com os sites, seja bastante educado e delicado e indique claramente o por que você quer ter aquela informação removida. Você terá mais chances de de eles seguirem o seu pedido e remover o que você se arrepende de ter escrito.

Se não conseguir, a dica número 4 é a menos eficaz, porém ainda viável.

4. Exclua resultados em sites de busca que retornam informações sobre você

Informações suas podem ser encontradas em sites de busca como Bing, Yahoo e Google. O Google por exemplo possui uma ferramenta de remoção de URL que pode ajudá-lo a remover links de URLs específicos. Ele é o URL removal tool.

deletar-se da internet

Essa ferramenta de remoção de URL do Google é muito útil para apagar evidências dos erros do passado que foram publicados na Internet.

Por exemplo, se alguém publicou informações confidenciais, como um número de segurança social ou um número de conta bancária e o webmaster do site onde a informação foi publicada se negar a removê-la, você pode, pelo menos, entrar em contato com as empresas de motores de busca para que a publicação seja removida dos buscadores e seja removida também dos resultados da pesquisa, tornando esses dados mais difíceis de serem encontrados.

5. E finalmente, o último passo é: remover as suas contas de email

Dependendo do tipo de conta de email que você tem, a quantidade de passos vai variar.

Você terá que entrar na sua conta e, em seguida, encontrar a opção de excluir, desativar ou fechar a conta. Algumas contas permanecerão abertas durante um determinado período de tempo, por isso, se você se arrepender e quiser reativá-la, terá a oportunidade.

Um outro endereço de email será necessário para concluir as etapas anteriores, por isso certifique-se de deixar esse por último.

Atenção:

Lembre-se de ser paciente durante todo o processo e não espere que ele seja concluído em apenas um dia. E um outro detalhe que você deve aceitar é que algumas coisas que você não quer que fiquem registradas, infelizmente não poderão ser excluídas permanentemente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.