1º de maio | Doodle do Google presta homenagem aos trabalhadores
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

Neste 1º de maio em que se comemora o Dia dos Trabalhadores em mais de 80 países, um novo Doodle do Google presta homenagem aos profissionais e aos direitos trabalhistas conquistados com uma imagem que reúne diferentes profissões.
- Quem é a artista por trás do Doodle do Dia Internacional da Mulher?
- Quem é Julieta Lanteri, médica argentina homenageada pelo Doodle
O Doogle apresenta figuras representando médico, bombeiro, construtor, agricultor, vendedor e cozinheiro em torno do letreiro formando o nome do Google.
Dia do trabalhador
O Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio em parte do mundo como uma celebração dos direitos trabalhistas. Historicamente, a data remonta à greve de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1886.
Na Revolta de Haymarket, manifestantes protestaram contra as condições de trabalho e exigiam a redução da jornada diária de trabalho para oito horas. A manifestação, inicialmente pacífica, gerou confrontos com a polícia e resultou em prisões e mortes. A revolta inspirou outros movimentos sociais e abriu caminho para a conquista de direitos trabalhistas.
No Brasil, além de celebrar as conquistas e os esforços dos trabalhadores, o 1º de maio marcou também a criação da Consolidação das Leis do Trabalho — marco legal de normas regulatórias para as relações de trabalho no país. A CLT foi instituída em 1943.
Entre as homenagens mais recentes do Doodle do Google estão a "mulher mais rápida do mundo" Kitty O'Neil e o ator brasileiro Jorge Lafond, conhecido pelo personagem Vera Verão.