100% digital | Este país europeu vai dar fim a entrega de cartas pelos correios
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

É o fim da entrega de cartas na Dinamarca. A PostNord, empresa responsável pelo serviço postal no país, anunciou que vai encerrar o envio de correspondências no dia 31 de dezembro de 2025, seguindo uma tendência de digitalização no país europeu.
- O que significa ‘clanker’? Explicação envolve robôs humanoides, IAs e Stars Wars
- Pesquisa científica gera mais engajamento numa rede social "bem específica"
- O que é 'Gen Z Stare'? Entenda o que está por trás da nova trend do TikTok
De acordo com comunicado emitido pela empresa, os dinamarqueses estão se tornando cada vez mais digitais. Com isso, o que antes era enviado por carta agora é recebido eletronicamente pelos cidadãos.
“Isso significa que restam pouquíssimas cartas na Dinamarca. De fato, o volume de cartas diminuiu mais de 90% desde o ano 2000, e continua a cair rapidamente”, ressaltou a companhia.
A PostNord informou que começou a remover em 1º de junho as 1.500 caixas de correio vermelhas espalhadas pelo país, e que a expectativa é recolher todas até 31 de dezembro.
A companhia divulgou o seguinte cronograma relacionado ao fim da entrega das cartas:
- Até 31 de dezembro: remoção das caixas de correio;
- 18 de dezembro: último dia para entrega de cartas básicas (Cartas, Cartas Comerciais, Mala Direta e Mala Direta);
- 18 de dezembro: último dia de venda de etiquetas postais;
- 29 de dezembro: último dia para entrega de Cartas Rápidas, Cartas Registradas, Cartas com Aviso de Recebimento e Serviços Postais com a PostNord na Dinamarca;
- 30 de dezembro: entrega das últimas cartas por parte da PostNord.
A empresa destacou ainda que, diante do aumento das compras online, seu novo foco de atuação será o setor de encomendas, com ênfase na entrega rápida.
Digitalização na Dinamarca
O declínio no número de cartas no território dinamarquês é reflexo de uma cidadania cada vez mais digitalizada. De acordo com o Índice de Governo Digital de 2023, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Dinamarca é a segunda nação mais digitalizada do mundo, atrás apenas da Coreia do Sul.
"A Dinamarca, de fato, é um país extremamente digitalizado. Tudo o que você faz aqui é pelo celular, principalmente serviços do governo, consultas médicas e outras burocracias, que funcionam por aplicativos. Então, faz muito sentido esse movimento, porque já é um país extremamente dependente de sistemas digitais", conta Liliane Fonseca, brasileira que mora na Dinamarca.
Como destaca Fonseca, o próprio governo dinamarquês tem papel importante nesse processo de digitalização. Há cerca de uma década, foi adotado o princípio do “digital por padrão”, que estabeleceu a comunicação eletrônica como a forma prioritária de contato entre governo e cidadãos.
Leia mais:
- Domínio .br ganha categorias para sites de IA, redes sociais e mais
- Meta vai indicar criadores de conteúdo na hora de fazer um anúncio
VÍDEO | ROBÔS QUE FAZEM ENTREGA VÃO SUBSTITUIR HUMANOS?