Pneus inteligentes da Pirelli são a prova de que IoT é uma tendência sem limites

Por Ramon de Souza | 19 de Março de 2018 às 09h19
TD Blog

Depois que o conceito de Internet das Coisas (também conhecido como IoT) engrenou de vez, tivemos a oportunidade de ver os mais diversos objetos de nosso cotidiano ganhando inteligência e conectividade com a internet — só para citar alguns produtos, já temos frigideiras, termômetros, ratoeiras e assim por diante. Agora, a italiana Pirelli resolveu entrar nessa brincadeira e anunciou o Connesso, o primeiro pneu inteligente do mundo.

Você não leu errado. Estamos falando de um pneu de carro — que, para muitos, é uma simples peça de borracha que deveria ser o mais barata possível — dotado de recursos tecnológicos. Graças a pequenos sensores e um módulo de conectividade, o Connesso é capaz de monitorar diversas informações a respeito de si próprio (como pressão interna, temperatura e nível de desgaste) e enviar tais dados para um servidor na nuvem.

Uma vez processados na nuvem, os dados retornam direto para o aplicativo oficial do projeto ou para a central de entretenimento do carro, avisando o motorista caso haja algo de errado. Caso queira, o usuário pode usar a própria interface da plataforma Connesso para agendar serviços em postos autorizados da Pirelli (como calibrar os pneus ou até mesmo adquirir novos, caso os atuais já estejam ficando carecas).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gostou da ideia? Infelizmente, o Connesso ainda está um pouquinho distante de virar uma realidade comercial. No momento, apenas alguns poucos felizardos foram selecionados para testar a novidade em primeira mão, e não há uma previsão estipulada para um lançamento global de tal curiosidade.

Fonte: Pirelli Connesso, Digital Trend

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.