Publicidade

4 tendências de monitoramento com inteligência artificial para 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Dezembro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Elements/twenty20photos
Elements/twenty20photos

A área de monitoramento — para evitar acidentes de caminhões, roubos de automóveis, garantir mais agilidade e proteção para os colaboradores de uma indústria, e outros — deve se beneficiar dos avanços da inteligência artificial em 2022.

Algumas tendências devem marcar o segmento durante o próximo ano. Veja, a seguir, quatro delas.

Prevenção de furto e roubo de carros

Continua após a publicidade

Com inteligência artificial e modelos matemáticos estatísticos já é possível determinar em quais bairros e horários há maior probabilidade de ocorrência de roubos e furtos. “Esse tipo de solução ajuda associações, seguradoras e empresas a reduzirem a incidência de sinistros”, aponta Braulio Carvalho, CEO da Maxtrack, empresa de soluções tecnológicas de rastreamento e internet das coisas (IoT). “Robôs avaliam, descartam e refinam dados, e, em caso de anomalias, um alerta é enviado para a empresa que contrata a solução.”

Segurança do colaborador na indústria

Ao apontar, em tempo real, a geolocalização de colaboradores e terceiros, o sistema ajuda a garantir a segurança deles. A ferramenta monitora funcionários em ambientes externos e subterrâneos, bem como emite alertas em caso de emergência e movimentação em locais inadequados e restritos. “Um emissor de rádiofrequência integrado a um cartão individual pode ser usado, por exemplo, por profissionais que trabalham em minas subterrâneas para reforçar a proteção”, explica Carvalho.

Continua após a publicidade

Monitoramento de atenção e cansaço do motorista

Um computador de bordo com câmeras com visão computacional pode detectar e classificar movimentos para determinar o nível de atenção e fadiga de caminhoneiros e motoristas de frotas comerciais. A partir dessas informações, a transportadora pode, com base em uma escala de risco, enviar alarmes, interromper o percurso ou encaminhar o condutor para atendimento médico. “Essa solução é personalizada na análise de inteligência artificial e segue uma matriz de criticidade definida pelo cliente. São comuns situações que envolvem bocejo, sonolência, uso indevido de celular e falta de cinto de segurança”, diz.

Logística de entrada de produtos

Continua após a publicidade

O sincronismo na logística primária da cadeia de suprimentos pode ser controlado com internet das coisas e inteligência artificial: a partir do monitoramento da entrada de matérias-primas e da saída de produtos de uma fábrica, é possível evitar a falta ou a sobreposição de material. Alguns dispositivos já fazem previsões de escassez ou sobras de matéria-prima em um período determinado para diminuir gastos desnecessários com estoque ou evitar superprodução. “Com a aplicação da solução, a empresa diminui a volatilidade do estoque enquanto reduz erros de previsão em supply chain.”