Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Watson da IBM já pode identificar e analisar expressões idiomáticas

Por| 11 de Março de 2020 às 18h33

Link copiado!

Watson da IBM já pode identificar e analisar expressões idiomáticas
Watson da IBM já pode identificar e analisar expressões idiomáticas
Tudo sobre IBM

A IBM anunciou nesta quarta-feira (11) novos recursos do Watson, seu sistema de Inteligência Artificial. As novidades de Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing - NLP) fazem parte do projeto de pesquisa Project Debater, de IBM Research, o único sistema de Inteligência Artificial (IA) capaz de debater com humanos sobre tópicos complexos.

Entre os recursos está uma avançada análise de sentimentos que pode identificar e analisar expressões idiomáticas e coloquialismos em frases como ‘hot under the collar’, que em português seria algo como ‘subir o sangue’. Além disso, o sistema também consegue identificar os chamados shifters de sentimentos, que são combinações de palavras que, juntas, assumem um novo significado, como a expressão em inglês "hardly helpful", na qual ‘hard’ não tem sentido de ‘difícil’ mas sim de ‘pouco’. Com os novos recursos, as empresas podem começar a analisar esses dados de linguagem com as APIs de Watson para obter um entendimento mais holístico de suas operações.

Outra nova tecnologia, proveniente da divisão de pesquisa, IBM Research, consegue entender por meio da IA documentos de negócios, como PDFs e contratos. Com o recurso, os clientes poderão criar modelos de IA para classificar com mais facilidade as cláusulas em documentos comerciais, como contratos de compras. Baseado na tecnologia de classificação do Project Debater, o Watson pode aprender com algumas centenas de amostras para fazer novas classificações de maneira rápida e fácil.

De acordo com a empresa, o plano é integrar ao Watson os recursos do Project Debater ao longo deste ano para aprimorar a capacidade dos clientes de explorar a linguagem natural. Essa tecnologia será integrada ao Watson Natural Language Understanding neste mês, em inglês, e até o final do ano em português.

Continua após a publicidade

"A linguagem é uma ferramenta para expressar pensamentos e opiniões, tanto quanto uma ferramenta para obter informações", comenta Rob Thomas, Gerente Geral de IBM Data and AI. "É por isso que estamos coletando tecnologia do Project Debater e integrando-a ao Watson - para permitir que as empresas capturem, analisem e entendam mais da linguagem humana e comecem a transformar a maneira como utilizam o capital intelectual que está codificado nos dados".

Case

A IBM é líder de longa data em NLP (Natural Language Processing, ou, processamento de linguagem natural), desenvolvendo tecnologias que permitem aos sistemas de computador aprender, analisar e entender a linguagem humana - incluindo sentimentos, dialetos, entonações, entre outros, com maior precisão e velocidade. Através do Watson, a IBM trouxe para o mercado sua tecnologia NLP por meio de produtos como: o Watson Discovery, para compreensão de documentos; o IBM Watson Assistant, para assistentes virtuais; e o Watson Natural Language Understanding para análise avançada de sentimento.

O ESPN Fantasy Football, por exemplo, usa Watson Discovery e Watson Knowledge Studio para analisar milhões de fontes de dados de futebol americano todos os dias durante a temporada para oferecer insights em tempo real a milhões de jogadores de Fantasy Football. Ao processar a linguagem natural, Watson identifica o tom e o sentimento de artigos de notícias, blogs, fóruns, rankings, projeções, podcasts e tweets que cobrem de tudo, desde insights de vestiários até análises de lesões. O ESPN Fantasy Football apresenta essas informações nas cartas dos jogadores que mostram o potencial de "sucesso" e "fracasso" de cada jogador, bem como uma seção "Player Buzz" que resume os comentários positivos ou negativos sobre um jogador.