Viral no TikTok | Crianças usam IA para fazer pegadinha com falso morador de rua
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

O TikTok tem uma nova pegadinha viral: crianças usando inteligência artificial (IA) para dizer aos pais que há um morador em situação de rua em casa. O resultado são pais assustados e até alertas emitidos pela polícia.
- IA sinaliza conteúdo prejudicial a crianças no TikTok, Insta e YouTube para pais
- Viral no TikTok | Clipes estranhos de músicos e animais estão se tornando virais
- O que tem no feed do AI Vibes da Meta? Por lá, só se posta vídeo gerado pela IA
A tendência viral na rede social se chama "AI Homeless Man Prank" ("Brincadeira do Homem Sem-Teto com IA", em tradução livre). Nos conteúdos, jovens utilizam recursos da IA generativa para criar imagens semelhantes à de uma pessoa em situação de rua — com roupas sujas e cabelo bagunçado, por exemplo — e enviam aos responsáveis.
Durante as conversas, informam aos pais que deixaram o rapaz entrar em casa para usar o banheiro, dormir ou beber água. Os vídeos mostram os pais inconformados, pedindo que o homem seja expulso.
As reações dos pais são gravadas, publicadas no feed da rede social e atraem milhões de visualizações e milhares de curtidas. Além disso, a hashtag #homelessmanprank já conta com mais de 1,5 mil vídeos publicados no TikTok.
Brincadeira vira caso de polícia
O que começou como uma simples brincadeira nas redes sociais virou caso de polícia, com diversos departamentos nos Estados Unidos relatando que já receberam ligações de pais assustados com a presença de moradores de rua em casa, junto com seus filhos.
O Departamento de Polícia de Salem, em Massachusetts, emitiu um comunicado (salemma.gov) afirmando que a brincadeira é “de mau gosto” e “potencialmente perigosa”.
“Essa brincadeira desumaniza os moradores de rua, causa pânico no destinatário, que se sente aflito, e desperdiça recursos policiais. Os policiais chamados para atender à ocorrência não sabem que se trata de uma brincadeira e tratam a ligação como um roubo em andamento, criando uma situação potencialmente perigosa”, destacou o departamento.
O Departamento de Polícia de Round Rock, no Texas, informou que seus oficiais já atenderam pelo menos duas ligações de pais relacionadas a essa tendência do TikTok.
Já a polícia de Oak Harbor, em Washington, destacou que postagens sobre o viral chegaram a pais de alunos da Oak Harbor High School, que telefonaram à polícia alegando que havia moradores em situação de rua no campus da escola.
“O Departamento de Polícia de Oak Harbor incentiva as famílias a conversarem com seus filhos sobre o uso responsável da tecnologia e as potenciais consequências da disseminação de informações online falsas. As ferramentas de IA podem criar imagens altamente convincentes, e a desinformação pode se espalhar rapidamente, causando medo desnecessário ou desviando recursos públicos de segurança”, ressaltou a instituição em nota publicada em suas redes sociais (facebook.com).
Leia mais:
- 5 dicas para você identificar se um vídeo foi gerado por Inteligência Artificial
- Qual é a melhor IA para criar vídeos? 4 diferenças entre o ChatGPT e o Gemini
- "Momento Sora" é marcado por violações de direitos autorais, deepfake e confusão
VÍDEO | Todo mundo ODEIA a Inteligência Artificial