3 usos da Inteligência Artificial no dia a dia

3 usos da Inteligência Artificial no dia a dia

Por Lu do Magalu | Editado por Guadalupe Carniel | 20 de Junho de 2022 às 16h45
Envato/iLexx

Você sabia que a Inteligência Artificial (IA), sistemas que imitam a inteligência humana para realizar tarefas, está mais perto do que pensamos? Quando vemos essas palavrinhas juntas, pensamos em filmes de ficção científica ou futuros bem distantes, mas não é bem assim não!

Em alguns serviços e tecnologias que você tem contato próximo já utilizam a IA para facilitar a vida. Curioso? É só dar uma olhadinha no texto abaixo para descobrir como essa inovação está presente no dia a dia!

Assistentes virtuais

Assistentes virtuais estão presentes em todos os lugares, nos celulares ou aparelhos espalhados nas casas, e elas usam a Inteligência Artificial para nos ajudar a organizar nossa vida no dia a dia. Talvez você se pergunte: "mas Lu, como elas fazem isso?"

Olha só que legal: as assistentes conseguem interpretar o que dizemos, separando nossa voz de qualquer barulho de fundo e, através da IA, sabe exatamente o que precisamos com aqueles comandos. O mais incrível é que a cada dia, elas ficam ainda mais espertas! Bem legal, né?

Assistentes Virtuais usam Inteligência Artificial para ajudar no dia a dia (Imagem: Unsplash/Clay Banks)

Streaming - Recomendações

Sabe quando você está assistindo um filme, quando termina, alguns são indicados para você? Essa é a Inteligência Artificial em ação, gente! Muitos serviços, não só de streaming como Netflix e Disney+, mas de música consegue identificar seu gosto.

A partir da informação recolhida ao longo do tempo, a Inteligência Artificial desses serviços vai te mostrando recomendações cada vez melhores. Por isso que é importante dar nota para os filmes, séries e músicas por aí, viu?

Recomendações de serviços de streaming também utilizam Inteligência Artificial para o dia a dia (Imagem: Unsplash/Glenn Carstens-Peters)

Chatbots

O atendimento ao público e consumidor também conta com a Inteligência Artificial como aliado, sabia? Os chatbots - programa de computador que simula conversas humanas - ajudam as empresas e pessoas para resolver qualquer problema que o consumidor esteja enfrentando.

Ao digitar comandos e frases curtas, o usuário pode indicar o que precisa e, assim, o chatbot interpreta para nos ajudar em um processo bem simples e intuitivo. Incrível!

Chatbots também utilizam Inteligência Artificial para auxiliar no dia a dia (Imagem: Envato/KaikaTaaK)

É incrível como a IA está bem pertinho da gente, né? E são grandes ajudantes no dia a dia! Fiquem de olho, já já eu tô de volta com mais curiosidades bem interessantes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.