Publicidade

Um patch inteligente permite que você fale com o ChatGPT através da sua camisa

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
 Md Asif/Unsplash
Md Asif/Unsplash

Imagine falar com o ChatGPT através da sua camisa? Um novo estudo publicado na edição de outubro da revista Science Advances apresentou o A-Textile, um patch inteligente capaz de transformar roupas comuns em microfones sensíveis à voz. A inovação promete revolucionar a forma como interagimos com assistentes virtuais e dispositivos inteligentes.

Desenvolvido por uma equipe internacional de pesquisadores, o A-Textile é um patch flexível que pode ser costurado ou acoplado em qualquer peça de roupa, como uma gola ou manga. Diferente dos sensores tradicionais, que geralmente são grandes e desconfortáveis, o A-Textile promete ser leve, macio e quase imperceptível.

O grande diferencial está na tecnologia por trás do tecido: ele utiliza o mesmo fenômeno que gera a eletricidade estática. Quando as camadas do tecido se movem e se atritam, formam uma pequena carga elétrica. Ao falar, as ondas sonoras fazem essas camadas vibrarem, criando um sinal elétrico que representa a sua voz.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o patch inteligente entende sua voz

Para garantir que o som seja claro o suficiente, os cientistas adicionaram nanopartículas ao tecido, capazes de capturar e manter as cargas elétricas geradas. O resultado é um sinal limpo, que pode ser facilmente interpretado por modelos.

Esses sinais são enviados sem fio para um celular ou computador, que reconhece os comandos e os traduz para ações. Assim, o usuário pode conversar com o ChatGPT, acender uma lâmpada inteligente ou controlar outros dispositivos apenas com a voz, e sem precisar tirar o celular do bolso.

Nos testes, o patch inteligente alcançou 97,5% de precisão no reconhecimento de comandos, mesmo em ambientes barulhentos. A equipe acredita que essa tecnologia pode abrir portas para novas aplicações até mesmo para a área da saúde, monitoramento físico e assistência personalizada, tornando as roupas verdadeiras interfaces de comunicação com a inteligência artificial.

Leia também:

VÍDEO | O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta

Continua após a publicidade

Fonte: Science Advances via Tech Xplore