Sua equipe agora pode trabalhar, conversar e compartilhar arquivos no ChatGPT
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A OpenAI anunciou, nesta quinta-feira (23), a expansão do recurso Projetos Compartilhados do ChatGPT para os planos Free, Plus e Pro da ferramenta de inteligência artificial (IA). Antes, a funcionalidade estava disponível apenas nos planos Business, Enterprise e Edu.
- "Destrua os meus argumentos" | Mulher vence processo judicial usando o ChatGPT
- EUA recebeu 200 reclamações sobre ChatGPT: delírios, paranoia e crise espiritual
- ChatGPT cresce em downloads e uso diário — só que mais lento do que o desejado
“Convide outras pessoas para trabalharem juntas no ChatGPT usando chats, arquivos e instruções compartilhados — tudo em um só lugar”, escreveu a empresa de Sam Altman em uma publicação feita no X (antigo Twitter).
Agora, todos os usuários da ferramenta de IA podem compartilhar projetos com colegas de equipe, adicionando arquivos e interagindo em um mesmo chat voltado a uma atividade específica, a fim de se manterem alinhados.
A OpenAI não detalhou como os diferentes planos vão disponibilizar o recurso, mas o site Search Engine Journal destacou que a divisão deve ocorrer da seguinte forma:
- Plano gratuito: até 5 arquivos compartilhados com 5 colegas de equipe;
- Planos Plus e Go: até 25 arquivos compartilhados entre 10 colaboradores;
- Plano Pro: até 40 arquivos e 100 colaboradores.
Como funciona o recurso
Segundo a companhia, os criadores do projeto podem convidar colegas de trabalho por e-mail ou link, com dois níveis de acesso: bate-papo ou edição.
“O acesso ao bate-papo permite que os membros vejam e interajam com os bate-papos, arquivos e instruções do projeto. O acesso à edição adiciona a capacidade de atualizar instruções, carregar ou remover arquivos e convidar outras pessoas”, informa a OpenAI.
"Conhecimento empresarial” no ChatGPT
Também nesta quinta-feira, a OpenAI anunciou uma funcionalidade chamada "company knowledge" (“conhecimento empresarial”, em traduçã livre), voltada aos planos ChatGPT Business, Enterprise e Edu.
O recurso reúne informações de aplicativos conectados à ferramenta de IA e tem o objetivo de facilitar a busca por dados relacionados ao ambiente de trabalho e agilizar tarefas.
“Com o conhecimento da empresa, as informações em seus aplicativos conectados — como Slack, SharePoint, Google Drive e GitHub — tornam-se mais úteis e acessíveis. Ele conta com uma versão do GPT-5 treinada para analisar diversas fontes e fornecer respostas mais abrangentes e precisas. Cada resposta inclui citações claras, permitindo verificar a origem das informações e confiar nos resultados”, destacou a empresa em comunicado.
De acordo com a OpenAI, o recurso pode ajudar as empresas a responder perguntas como ‘onde estamos em relação às metas da empresa para o próximo ano?’, já que realiza pesquisas em múltiplas fontes e gera resumos do que foi discutido, contribuindo para resolver inconsistências ou lacunas em projetos.
Leia mais:
- Estudo revela que atualização ChatGPT-5 tornou chatbot ainda pior do que antes
- 8 formas inesperadas de usar o ChatGPT no dia a dia
- ChatGPT "sacrifica precisão em prol da simplicidade" e acha que tudo é inovador
VÍDEO | O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI
Fonte: OpenAI (1,2); Search Engine Journal