Publicidade

Site cria fotos realistas de pessoas que não existem, usando imagens reais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Fevereiro de 2019 às 18h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Olhe bem para cada uma das imagens que estão no topo dessa postagem. Preste atenção nos detalhes dos rostos de cada um deles. Cor dos olhos, dos cabelos, formato do rosto, cor da pele, rugas, marcas, sinais, cicatrizes... Pois é, nenhuma dessas pessoas existe.

Todas as fotos que ilustram essa matéria vieram do site "This Person Does Not Exist" (Essa pessoa não existe), criado pelo programador Phillip Wang usando um programa da Nvidia para gerar rostos artificiais a partir da combinação de fotos reais.

O nível de detalhes é realmente impressionante. O software, chamado StyleGAN, está disponível no GitHub, e lá o time desenvolvedor explica que o rosto é gerado por inteligência artificial usando de redes neurais para criar imagens falsas. “A nova arquitetura leva a uma separação, automaticamente aprendida e não supervisionada, de atributos de alto nível (por exemplo, pose e identidade quando treinados em rostos humanos) e variação estocástica nas imagens geradas (por exemplo, sardas, cabelos) que possibilita a escalabilidade intuitiva”, afirma o texto.

Continua após a publicidade

Wang jogou então esse algoritmo num site, que a cada carregamento gera um rosto aleatório. “Decidi tirar dos meus próprios bolsos e chamar a atenção do público para esta tecnologia”, afirmou, num post no Facebook. “Os rostos são mais importantes para a nossa cognição, então eu decidi usar esse modelo pré-formatado específico. Mas o grupo de pesquisa da NVIDIA incluiu modelos pré-concebidos para gatos, carros e quartos em seu repositório”, completa.

Veja a ferramenta em ação:

Continua após a publicidade

Fonte: CNet