Serviços como Netflix querem usar a IA para criar uma conexão emocional com você

Por Rui Maciel | 29 de Julho de 2019 às 18h30

Que serviços de streaming usam a Inteligência Artificial (IA) para aperfeiçoar a função de recomendações de seu acervo, isso não é novidade. Até porque, quanto mais personalizado forem as sugestões de filmes, mais tempo o usuário fica dentro da plataforma. Mas, agora, eles querem usar a IA em um outro patamar, para criar uma conexão emocional com você.

Segundo matéria do site Business Insider, empresas como Netflix, Amazon Prime e o Disney+ estão utilizando o aprendizado de máquina para entender por que as pessoas são emocionalmente atraídas por conteúdos específicos - sejam aqueles que levantam o seu astral, seja os títulos mais dramáticos, ou aqueles filmes/séries de ação que aumentam a sua adrenalina.

"Os seres humanos são realmente incríveis - especialmente quando conversamos com eles pessoalmente e podemos analisar suas pistas visuais e auditivas, dicas gráficas, linguagem corporal e todo tipo de coisa", disse Joe Inzerillo, diretor de tecnologia da Disney Streaming Services. "Com a ajuda da Inteligência Artificial, continuamos nos aproximando cada vez mais da compreensão do que compõe esse fenômeno".

Atualmente, os algoritmos já criam conexões entre as maneiras pelas quais as pessoas interagem com o conteúdo em plataformas de streaming de vídeo e os atributos do conteúdo em si. Isso envolve diversos elementos da narrativa, como os arcos de histórias, as viagens existenciais dos personagens e gêneros do conteúdo em si. Tudo isso permite que o aprendizado de máquina entenda melhor os nossos gostos.

Inzerillo diz que o objetivo da Disney é descobrir novas dimensões de seu conteúdo, ao longo do tempo. E isso inclui não apenas o Disney +, que chega ao grande público apenas em novembro, mas também outras plataformas de streaming do conglomerado, incluindo o ESPN Plus (no Brasil ESPN Watch) e o Hulu.

O executivo diz ainda que esse processo de análise é semelhante ao que foi feito pelas empresas de tecnologia, que aprenderam sobre como as pessoas interagem com computadores, desde os dias "pré-mouse" até hoje, onde um gesto em um iPad ou um comando de voz para um alto-falante inteligente pode ajudar tanto os PCs, quanto empresas e anunciantes a entenderem as pessoas.

Fonte: Business Insider

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