Publicidade

Sabiazinho-4: brasileira Maritaca lança novo modelo de IA

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A startup brasileira Maritaca AI anunciou, nesta terça-feira (6), o lançamento do preview do Sabiazinho-4, seu novo modelo de inteligência artificial (IA) que traz avanços focados em desempenho e resultados positivos em diversos benchmarks.

A novidade é o primeiro modelo da próxima geração da "família Sabiá" e soma-se às outras três versões já disponíveis na plataforma — todas otimizadas para o português brasileiro:

  • Sabiá 3.1;
  • Sabiá 3.0;
  • Sabiazinho 3.0.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A companhia ressalta que o Sabiazinho-4 apresenta evoluções significativas em relação ao Sabiazinho 3.0, com foco em otimizações para a área jurídica e maior precisão na redação de peças processuais e sentenças.

"Ele também apresenta avanços em extração de informações em documentos longos, seguimento de instruções complexas e capacidades de agente, que ampliam seu potencial de uso em fluxos mais estruturados", destacou a Maritaca.

Desempenho em benchmarks

O Sabiazinho-4 obteve resultados positivos em diferentes benchmarks — testes padronizados que servem de referência para medir a eficácia de modelos de IA.

Um dos destaques foi o OAB-Bench, no qual o modelo obteve a pontuação 7,2 (em uma escala de 0 a 10). O teste avalia a capacidade da IA em tarefas de escrita jurídica e produção de peças da segunda fase do exame da OAB.

No benchmark Leis Federais Brasileiras, que mede o domínio do modelo sobre leis, decretos e medidas provisórias do país, a IA brasileira alcançou 85% de acerto.

O Sabiazinho-4 também se destacou no Multi-IF, que avalia a habilidade de seguir regras e instruções ao longo de diálogos extensos e múltiplos turnos, atingindo uma marca de 81,4%.

Continua após a publicidade

Leia também: 

VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?

Continua após a publicidade