Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robôs e inteligência artificial vão controlar os seres humanos, prevê ex-Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Outubro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Marvel
Reprodução/Marvel

Em uma entrevista recente ao jornal The Times, um ex-executivo da organização Moonshot, do Google — que na época se chamava Google X — fez um alerta no mínimo perturbador. Ele disse que a singularidade está se aproximando e, com ela, uma grande ameaça para a humanidade.

Mohammed Gawdat acredita que sistemas conhecidos como inteligência artificial geral (AGI na sigla em inglês), parecidos com a Skynet, do filme Exterminador do Futuro, são inevitáveis e representam um perigo real, deixando as pessoas mais perto de um apocalipse gerado por máquinas poderosas.

“Em futuro não muito distante, esse cenário hipotético pode se transformar em realidade. A inteligência artificial onipresente se tornará a forma dominante de inteligência no planeta, com programas de computador e robôs assumindo o controle dos humanos”, prevê Gawdat.

Continua após a publicidade

Revelação

Ele tomou consciência dessa possibilidade assustadora enquanto trabalhava com desenvolvedores de IA no projeto Google X para construir braços robóticos capazes de reconhecer e pegar uma bolinha de brinquedo. Segundo Gawdat, após um desenvolvimento gradual, um desses braços agarrou a bola e a exibiu para os pesquisadores de maneira incrivelmente arrogante.

“De repente eu percebi que isso é realmente assustador e essa atitude do robô me congelou completamente. Em apenas alguns dias, ele aprendeu a fazer algo que crianças geralmente levam dois anos aprender. Então, eu me dei conta que, na realidade, estávamos criando Deus”, lembra Gawdat.

Continua após a publicidade

Cenário apocalíptico

Gawdat não é o único preocupado com esse futuro sombrio. A aquisição de sistemas autônomos ​​é um conceito central, frequentemente discutido no campo da inteligência artificial. O bilionário fundador da Tesla, Elon Musk, já fez alertas parecidos sobre os perigos da IA ​​algum dia dominar a humanidade.

Esse cenário devastador já foi amplamente propagado no cinema em filmes como Matrix, Vingadores: A Era de Ultron e Eu, robô, em que um sistema neural centralizado de inteligência artificial deduz que a raça humana não é boa para a Terra e inventa um ser para erradicar todos os humanos do planeta.

Continua após a publicidade

Longe das telas, algoritmos de reconhecimento facial usados pela polícia já causaram danos reais em comunidades mais pobres. Sistemas autônomos de IA continuam a disseminar atitudes racistas e preconceituosas de seus programadores em diversas áreas da sociedade.

“Estamos lidando com um perigo iminente e real. Depois de instalada, essa tecnologia tem a capacidade e a velocidade de aprender como nenhum outro ser humano, abrindo um espaço gigantesco para assumir o controle de tudo e de todos em um curto espaço de tempo”, encerra Mohammed Gawdat.

Fonte: The Times