Publicidade

O que é Grok Imagine? IA da empresa de Musk consegue gerar vídeos

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Grok Imagine é um recurso para gerar vídeos com IA a partir de textos ou imagens estáticas, disponível no assistente Grok. A xAI, empresa de Elon Musk, começou a liberar a novidade para assinantes de planos pagos do serviço de IA e da rede social X neste domingo (4).

Um grupo limitado de perfis no X teve acesso ao Imagine nos últimos dias, antes do lançamento geral. O gerador de vídeos já estava nos planos da xAI e surge como uma alternativa pra concorrer com o Veo 3, do Google, e o Sora, da OpenAI.

Alguns dos resultados já compartilhados na rede social mostram a capacidade da IA em transformar imagens estáticas em vídeos — muitas pessoas aproveitaram para usar o recurso em memes ou nas fotos de perfil do X.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Imagine é o ‘Vine de IA’, segundo Musk

Elon Musk passou o final de semana destacando criações e vantagens do Imagine. De acordo com o bilionário, a novidade é o “Vine de IA”, em referência à antiga plataforma de vídeos curtos que fez sucesso na década de 2010.

A comparação ocorre porque, assim como o Vine, o gerador de vídeos consegue gerar clipes curtos de poucos segundos. Musk já mencionou planos de trazer o Vine de volta em “formato de inteligência artificial”, mas não tinha mencionado os detalhes — o recurso do Grok é a resposta.

O bilionário ainda disse que a empresa encontrou o antigo acervo de vídeos da plataforma e pretende restaurar o acesso aos conteúdos. 

Para quem não acompanhou a febre, o Vine era uma plataforma que permitia enviar vídeos curtos e na vertical com até seis segundos de duração, o que rendeu vários memes na época. O app foi encerrado em 2017 e pouco tempo depois o TikTok surgiu para consolidar o formato.

Quem pode usar a novidade

Continua após a publicidade

Por enquanto, o Grok Imagine pode ser usado somente por assinantes do X Premium+ e do SuperGrok — os níveis mais altos de assinatura ainda vão contar com acesso prioritário. De acordo com Elon Musk, assinantes do plano Heavy terão direito a 500 criações por dia, enquanto os planos Premium+ e Premium ficarão respectivamente com limite de 100 e 50 usos diários.

Leia também:

VÍDEO: como funciona a Moto Tag e a rede "Encontre Meu Dispositivo" do Google

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*