Nvidia lança plataforma de computação para inteligência artificial em tempo real

Por Felipe Ribeiro | 12 de Junho de 2019 às 22h22
Tudo sobre

Nvidia

Saiba tudo sobre Nvidia

Ver mais

A Nvidia anunciou a Nvidia EGX, uma plataforma de computação acelerada que permite às empresas executarem inteligência artificial de baixa latência na borda para perceber, entender e atuar em tempo real com dados contínuos transmitidos entre estações-base 5G, depósitos, lojas de varejo, fábricas e muito mais.

Até 2025, 150 bilhões de sensores de máquinas e dispositivos de IoT transmitirão dados contínuos que precisarão ser processados a todo instante — esse número, inclusive, é maior do que os produzidos atualmente por usuários de smartphones. Os servidores de borda, como os da plataforma Nvidia EGX, serão distribuídos em todo o mundo para processar dados em tempo real desses sensores.

A EGX começará com a minúscula Nvidia Jetson Nano, que, em poucos watts, pode oferecer meio trilhão de operações por segundo (TOPS), além de abranger todo o caminho até um rack completo de servidores Nvidia T4, oferecendo mais de 10.000 TOPS para reconhecimento em tempo real de fala e de outras tarefas de IA.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Inteligência artificial na nuvem

A Nvidia firmou parceria com a Red Hat para integrar e otimizar o Nvidia Edge Stack com o OpenShift, a principal plataforma de orquestração de contêineres Kubernetes de nível empresarial. Com isso, a EGX combinará toda a gama de tecnologias de computação da Nvidia AI com o Red Hat OpenShift e o NVIDIA Edge Stack, juntamente com as tecnologias de segurança, redes e armazenamento da Mellanox e da Cisco.

Isso permitirá que empresas dos maiores setores, como de telecomunicações, fabricação, varejo, serviços de saúde e transporte, implantem rapidamente infraestruturas de IA de última geração seguras e de nível empresarial.

Arte da Nvidia faz um comparativo entre servidores/ Imagem: Nvidia

A computação da Nvidia AI é oferecida pelas principais nuvens e é arquitetonicamente compatível com a Nvidia EGX, ou seja, os aplicativos de IA desenvolvidos em nuvem podem ser executados na EGX e vice-versa. O Nvidia Edge Stack também se conecta aos principais serviços IoT em nuvem, e os clientes podem gerenciar remotamente seus serviços com o AWS IoT Greengrass e o Microsoft Azure IoT Edge.

Muitas marcas irão aderir

Os servidores EGX estão disponíveis em provedores de computação corporativos globais como Atos, Cisco, Dell EMC, Fujitsu, Hewlett-RedPackard Enterprise, Inspur e Lenovo. Eles também estão disponíveis nos principais fabricantes de sistemas de servidor e IoT: Abaco, Acer, ADLINK, Advantech, Rack ASRock, ASUS, AverMedia, Cloudian, Connect Tech, Curtiss-Wright, GIGABYTE, Leetop, MiiVii, Musashi Seimitsu, QCT, Sugon , Supermicro, Tyan, WiBase e Wiwynn.

Além disso, mais de 40 empresas e organizações terão acesso a esses provedores de imediato. Entre elas está o BMW Group Logistics. Com base nas plataformas de computação de borda EGX e Isaac da Nvidia, eles são capazes de levar a força da IA diretamente à borda de seus processos de logística e lidar com logísticas cada vez mais complexas com eficiência em tempo real. Foxconn, General Eletric Healthcare e Seagate também estão entre as adesões iniciais

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.