Publicidade

Jornalistas da Microsoft e MSN serão substituídos por Inteligência Artificial

Por| 31 de Maio de 2020 às 12h14

Link copiado!

Alex Tai/SOPA Images/LightRocket/ Getty Images
Alex Tai/SOPA Images/LightRocket/ Getty Images
Tudo sobre Microsoft

Com a pandemia do novo coronavírus, inúmeras empresas no Brasil e no mundo foram obrigadas a fazer um corte no time de funcionários por conta dos impactos gerados com o isolamento social. Seguindo o fluxo de demissões, porém com razões diferentes, a Microsoft encerrará o contrato de trabalho da sua equipe de jornalistas do MSN e Microsoft News para substituí-los por um software de Inteligência Artificial, que vai selecionar e publicar as notícias.

De acordo com um relatório divulgado pelo Seattle Times, em torno de 50 funcionários responsáveis pela linha editorial das notícias publicadas no site foram notificados, na última quarta-feira (27), que perderão seus empregos no final de junho. Apenas uma equipe enxuta será mantida em período integral, mas posteriormente também deve ser desligada.

"Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em aumento do investimento em alguns lugares e, de tempos em tempos, na reimplantação em outros. Essas decisões não são o resultado da atual pandemia", revela a Microsoft em comunicado oficial.
Continua após a publicidade

Jornalistas protestam e alertam para disseminação de fake news

Apesar de todos os avanços em relação ao chamado “jornalismo de robôs”, empresas de tecnologia como a Google, que também faz investimentos na área, apontam que a IA não é perfeita e deve funcionar em conjunto da mão de obra humana no combate às fake news e notícias inapropriadas.

"É desmoralizante pensar que as máquinas podem nos substituir, mas aí está", revela um dos jornalistas. "Passo todo o meu tempo lendo sobre como a automação e a IA vão levar todos os nossos trabalhos. Agora é o meu", afirma outro.
Continua após a publicidade

O MSN é o site de notícias próprio da Microsoft e a maioria das matérias veiculadas por lá e no Microsoft News são produzidas por outros portais, de forma semelhante ao Google Notícias. Resta saber como ficará a compilação dessas histórias com a inteligência artificial. Quais as suas apostas? Conte-nos abaixo nos comentários!

Fonte: Seattle Times