Microsoft atualiza sistema de previsão meteorológica com IA
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

A equipe do Microsoft Start anunciou uma atualização nos seu sistema de previsão meteorológica com o objetivo de melhorar os dados sobre precipitação e nuvens. Com o uso de IA generativa, o modelo ganhou maior precisão nas previsões, além de preencher lacunas de informações sobre regiões que não têm cobertura adequada de satélite.
- GraphCast | IA do Google faz previsão do tempo para 10 dias em 1 minuto
- IA pode ajudar a evitar catástrofes ambientais? Especialista comenta
Em uma postagem no blog do Bing, a Microsoft afirma que a equipe havia alterado o sistema de “previsão imediata de precipitação” em todo o mundo ainda no final de 2021 — e que desde então realiza melhorias para aumentar a precisão das informações.
Porém, a equipe percebeu que o modelo ainda apresentava algumas falhas, especialmente porque a disponibilidade de dados de satélites varia entre 85% e 95% do tempo, a depender da região.
IA para ajudar na previsão do tempo
Para superar esses desafios, a Microsoft aplicou uma técnica de IA conhecida como modelo adversarial generativo (GAN). O método envolve dois componentes que trabalham juntos: um gerador, que cria previsões, e um discriminador, que avalia a precisão dessas previsões.
O objetivo é fazer com que as previsões do gerador sejam cada vez mais próximas dos dados reais, a partir do mecanismo de aprendizado de máquina. Segundo a companhia, os testes mostraram uma melhoria significativa na pontuação do novo modelo: as previsões de precipitação são mais precisas e as imagens geradas pelo modelo são mais confiáveis, especialmente em situações onde há falhas nos dados de satélite.
“Este novo modelo permite que as pessoas tenham previsões contínuas de nuvens e precipitação, ao mesmo tempo que fornece previsões precisas mesmo quando os dados de satélite sofrem interrupções inesperadas. O novo modelo de previsão do tempo ‘Satellite + Radar’ é a mais recente adição ao Microsoft Start Weather”, destaca a companhia.
O novo modelo de previsão já está integrado aos produtos meteorológicos da Microsoft. As pessoas podem acessar essas previsões por meio do Windows 10, Windows 11, Edge e Bing.