Meta quer mais inteligência artificial nos feeds — do conteúdo à recomendação
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A Meta está planejando aumentar ainda mais o uso de inteligência artificial (IA) em seus feeds de redes sociais, incluindo Instagram e Facebook. Segundo o CEO Mark Zuckerberg, a ideia é expandir a quantidade de conteúdo gerado por IA, mudando novamente a forma como os usuários consomem informações nas plataformas.
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De acordo com Zuckerberg, as redes sociais já passaram por duas grandes fases. "A primeira era foi quando todo o conteúdo vinha de amigos, familiares e contas que você seguia diretamente. A segunda foi quando adicionamos todo o conteúdo de criadores", afirmou na conferência Third Quarter 2025 Results Conference Call.
Agora, segundo ele, a IA vai permitir uma nova camada de conteúdo: "À medida que a IA facilita a criação e remixagem de conteúdo, vamos adicionar mais um enorme corpus de conteúdo além desses", completou.
Isso significa que os usuários provavelmente verão cada vez mais posts criados por algoritmos, que podem variar de imagens e vídeos a textos curtos e interativos.
O objetivo, de acordo com Zuckerberg, é que os sistemas de recomendação entendam melhor esse conteúdo e mostrem ao usuário aquilo que ajuda a atingir seus objetivos. "Sistemas de recomendação que entendem todo esse conteúdo mais profundamente e podem mostrar o conteúdo certo para ajudar você a alcançar seus objetivos serão cada vez mais valiosos", afirmou.
Vibes: a aposta de IA da Meta
Parte dessa estratégia inclui o lançamento do Vibes, uma nova ferramenta de criação de conteúdo baseada em IA. Zuckerberg destacou que a plataforma está crescendo rapidamente em uso e retenção. "Este trimestre também lançamos o Vibes, que é a próxima geração de nossas ferramentas de criação de IA e experiências de conteúdo. A retenção está indo bem até agora e o uso continua crescendo semana após semana", declarou.
Para ele, o Vibes representa um tipo de conteúdo totalmente novo, aberto a experimentações e a outras inovações que a IA permite. "Penso que o Vibes é um exemplo de um novo tipo de conteúdo viabilizado pela IA, e acho que existem mais oportunidades para criar muitos outros tipos de conteúdo inéditos no futuro", acrescentou.
Apesar do entusiasmo de Zuckerberg, análises externas apontam que esse tipo de conteúdo pode oferecer estímulos visuais sem necessariamente agregar valor real. De qualquer forma, a tendência é que os feeds das redes Meta incorporem cada vez mais conteúdos gerados por IA, acompanhados de recomendações cada vez mais personalizadas.
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