Publicidade

Meta negocia uso de vozes de atores de Hollywood para projetos de IA

Por  | 

Compartilhe:
Fxquadro
Fxquadro

A Meta está em negociações com celebridades de Hollywood, como Judi Dench, Awkwafina e Keegan-Michael Key, para usar suas vozes em projetos de inteligência artificial, segundo informações da Bloomberg e do The New York Times. De acordo com fontes das publicações, a Big Tech está oferecendo milhões de dólares para garantir os direitos de gravação e uso dessas vozes em novos produtos de IA.

Entre as possibilidades de uso dessas vozes está um novo assistente digital que funcionaria de forma similar à Siri e ao Google Assistente. Essa ferramenta poderia, por exemplo, interagir com os usuários utilizando a voz de Awkwafina.

Direitos sobre as vozes

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"As negociações entre a Meta e alguns representantes de talentos pararam e começaram muitas vezes porque as partes não conseguem concordar com os termos de uso das vozes dos atores", informa a Bloomberg.

Segundo a publicação, os representantes dos atores têm buscado impor limites mais rigorosos ao uso de suas vozes, enquanto a Meta deseja direitos de uso amplos para diversas aplicações ao longo de um período fixo.

Conforme a Bloomberg, as negociações envolvem todas as principais agências de talentos de Hollywood, e os contratos iniciais seriam temporários, com possibilidade de renovação ao término do período estabelecido.

IA e Hollywood

O uso de inteligência artificial tem gerado preocupações na comunidade criativa de Hollywood, que teme a perda de empregos devido à tecnologia. No ano passado, roteiristas e atores lutaram por proteções contra o uso de IA durante as greves trabalhistas.

Apesar disso, o sindicato SAG-AFTRA, principal entidade de representação dos atores, chegou a um acordo com a Meta sobre os termos de uso das vozes, segundo a Bloomberg.

Anteriormente, a Meta experimentou a criação de chatbots de IA inspirados em celebridades como Dwyane Wade e Paris Hilton, mas encerrou o programa na última semana.

Continua após a publicidade

Fonte: BloombergThe New York Times