Publicidade

Lensa | App usa IA para transformar fotos em avatares estilosos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Novembro de 2022 às 13h01

Link copiado!

Reprodução/Prisma Labs
Reprodução/Prisma Labs

Já pensou em dar um toque artístico e exclusivo na sua foto de perfil nas redes sociais? O Lensa: Editor de Fotos é um aplicativo que está bombando na internet porque usa inteligência artificial para criar imagens incríveis para sua conta.

A funcionalidade é chamada Magic Avatars e cria imagens altamente realísticas, porém com estilos artísticos diferentes, baseadas nas fotos utilizadas. Você deve escolher imagens no formato retrato com vários fundos, expressões, enquadramentos e ângulos distintos.

Após reunir essa imensa quantidade de dados, o app gera alguns resultados muito bacanas para você usar livremente nas suas redes sociais. A IA exige que seja utilizada apenas a imagem de uma única pessoa (se a foto tiver mais de uma, o ideal é recortá-la) e não suporta nudes.

Continua após a publicidade

Embora o recurso de criação de avatar se destaque, o Lensa é um editor de imagens para fazer retoques em fotos. O aplicativo conta com filtros, consegue remover fundos (ou alguns elementos apenas) e fazer ajustes técnicos em cores, iluminação e contraste.

O avatar é uma das partes mais importantes das mídias sociais, porque permite aos outros identificar o seu perfil rapidamente. Ter uma imagem de destaque pode ajudar a fazer mais sucesso, além de aproximar o público da sua conta.

Avatares para sua rede social

Continua após a publicidade

Infelizmente, o recurso de avatares mágicos é pago à parte pelo próprio aplicativo. A versão mais básica custa R$ 14,99 para gerar 50 avatares com cinco variações e 10 estilos diferentes. Já a versão mais cara sai por R$ 35,99 e dá direito a 200 avatares únicos com 20 variações de 10 estilos.

Ao responder às reclamações dos usuários, o Prisma Labs. Inc, empresa criadora do Lensa, explica que precisa cobrar porque o app usa uma IA que exige elevado poder computacional. Não foi revelada se a inteligência artificial foi desenvolvida pela Prisma ou se é subcontratada de soluções já existentes no mercado, como o DALL-E ou o Stable Diffusion.

O Lensa: Editor de Fotos é gratuito e possui versões para iOS (iPhone) e Android. Quem quiser, pode testar as ferramentas por sete dias gratuitos, embora com algumas restrições.

Confira alguns avatares gerados pelo Lensa:

Continua após a publicidade

Avatares criados por inteligência artificial no aplicativo Lensa pic.twitter.com/kqEwOvbGwJ — Marco Marcelino (@marco_marcelino) November 28, 2022 a inteligência artificial do Lensa me criou assim 🥲 pic.twitter.com/hjTN0ghCbD — Bruna 🇧🇷 (@brunavvaz) November 28, 2022
Continua após a publicidade

Como usar o Magic Avatars do Lensa

Primeiramente, você deverá baixar o aplicativo e seguir o tutorial de inicialização. Toque no botão Next até conhecer todos os recursos, pois vários deles são relacionados ao uso de IA. O app dará a opção de experimentar gratuitamente por 7 dias: se não quiser, pressione o botão "X Close" na parte superior da tela.

Assim que terminar, será exibido um banner recomendando experimentar o "Magic Avatars" e o botão Try Now. Caso o banner não apareça, você pode acessar o recurso pelo botão de carinha sorridente, na tela principal.

Continua após a publicidade
  1. Avance para receber as instruções de upload de fotos;
  2. Você deverá ler atentamente e marcar a opção de concordância com os termos de uso para avançar;
  3. Escolha as fotos: lembre-se de conceder permissão para o app acessar as mídias do aparelho;
  4. Se escolher uma imagem fora do padrão, o app mandará substituir por outra;
  5. Ao término, é preciso pagar por um dos planos para gerar os avatares mágicos.

As regras para subir as fotos são as seguintes:

  • São necessárias ao menos 10 fotos e no máximo 20;
  • A mesma pessoa deve estar em todas as fotos;
  • Nenhuma outra pessoa pode estar na imagem;
  • Serão aceitas selfies e fotos estilo retrato;
  • Varie os fundos, as expressões faciais e os ângulos da cabeça;
  • Não se deve usar fotos de ensaios nem de crianças (somente adultos podem usar o app);
  • Nudes são proibidos. 
Continua após a publicidade