Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial traz Maradona de volta à vida no Catar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Novembro de 2022 às 10h51

Link copiado!

Reprodução/Give&Get
Reprodução/Give&Get

Uma empresa argentina criou uma versão digital do craque Diego Armando Maradona capaz de conversar com fãs no Catar. Torcedores que desembarcam na sede da Copa do Mundo de 2022 podem interagir com o ídolo argentino em um telão, inclusive fazendo perguntas em até dez idiomas diferentes, graças a uma inteligência artificial criada para simular as respostas.

Quem pôde experimentar garante que a voz é idêntica à do jogador. Além das respostas, a IA também consegue emular o modo de falar de Maradona, graças a um sintetizador acoplado a um computador.

O camisa 10 está a bordo de um avião Tango D10S que funciona como um museu itinerante de homenagem ao ex-jogador. O jato está parado no aeroporto de Doha, capital do Catar, onde pode ser visitado pelos torcedores e curiosos.

Continua após a publicidade

A aparência de Maradona é do seu auge, quando ajudou os argentinos a conquistar o título mundial de 1986. A movimentação e a imagem impressionam pela qualidade do trabalho de animação.

Após a conversa, ele deixa uma mensagem final: "Antes de me despedir, gostaria de dizer que o futebol ainda é o esporte mais bonito e saudável do mundo. E, sim, não vou mentir para vocês, estou empolgado com a Copa do Mundo, como todos vocês. Espero que o futebol dê alegria novamente aos argentinos. Espero que possamos comemorar novamente como em 86, nós merecemos. Nós merecemos, gente. E peço a vocês um favor: não se esqueçam de mim, porque carrego vocês no meu coração".

Como Maradona foi recriado?

Continua após a publicidade

A tecnologia mistura o trabalho de filmagem em 3D da empresa Genosha com a análise da movimentação do ídolo argentino em mais de oito horas de gravações em campo e um minucioso trabalho de recriação sonora. O resultado impressiona até os próprios argentinos, que puderam relembrar com saudosismo os tempos áureos do craque, falecido em novembro de 2020 com 60 anos.

A imagem no exterior da aeronave foi criada pelo artista Maxi Bagnasco, retratando imagens do craque durante a Copa do Mundo de 1986. O projeto é fruto do trabalho da fintech argentina Give&Get, que também sorteou uma passagem com hospedagem no Catar para cinco clientes participantes de uma promoção.

Os visitantes do museu ainda podem gravar um recado para Maradona que será enviado ao espaço. Os criadores da exposição pretendem mandar um satélite junto com um par de chuteiras e todas as mensagens gravadas — o problema vai ser se os extraterrestres que acharem tais gravações forem torcedores da Seleção Brasileira.

Continua após a publicidade

Apesar da mensagem positiva de Maradona, a Argentina não está bem na Copa do Mundo de 2022. Após uma derrota surpreendente para a Arábia Saudita, quando perdeu de virada, o time de Messi conseguiu vencer a segunda partida contra o México. Os hermanos voltam a campo na quarta-feira (30) contra a Polônia, em disputa que vale a vaga nas oitavas de final.