Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial incrível permite "dar vida" a fotos antigas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2021 às 14h50

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/RenovaMídia)
(Imagem: Reprodução/RenovaMídia)

Já pensou em saber como era o sorriso do seu tataravô? Ou ver sua bisavó piscando e olhando diretamente para você? Pode parecer meio assustador, mas isso é possível graças a uma tecnologia de inteligência artificial.

Chamada de Deep Nostalgia, a ferramenta foi lançada pela MyHeritage para criar vídeos de antepassados a partir de fotografias. O serviço usa uma IA criada pela empresa D-ID para simular movimento em imagens estáticas. O programa aplica nas fotos alguns filtros de vídeos pré-gravados contendo expressões faciais e movimentos de cabeça e, com isso, o rosto da pessoa da fotografia “ganha vida”.

A novidade é como uma versão aprimorada do Live Photos, funcionalidade do iOS que registra imagens e sons antes da foto. A diferença é que o Deep Nostalgia permite usar fotos tiradas em qualquer máquina, inclusive aquelas de seus parentes já falecidos há muito tempo. É uma forma de recordar de entes queridos que viveram em épocas diferentes.

Continua após a publicidade

O MyHeritage é uma plataforma de genealogia online que oferece serviços e produtos, possibilitando que o usuário crie árvores genealógicas, suba fotos, bem como pesquise em 9 bilhões de registros históricos globais. Para testar a funcionalidade, basta criar uma conta gratuita no site; a partir disso, é só fazer o upload de até cinco fotos de algum parente e pronto — o site cuida de todo o restante, criando um GIF.

Memes já tomam a internet

As fotos precisam ser apenas do rosto das pessoas, portanto não dá para fazer uma múmia andar ou uma caneta sorrir. Mas isso não impediu as pessoas de usarem a tecnologia para criar memes.

Alguns usuários estão utilizando Deep Nostalgia para dar vida a fotos de personalidades históricas, pinturas e esculturas — mas já deixamos avisados que algumas podem ser bem assustadoras. Confira a seleção (por sua conta e risco) com alguns exemplos:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Para quem está preocupado com a segurança das imagens, o MyHeritage garante que as fotos ficam armazenadas em um servidor seguro e não serão compartilhadas com mais ninguém. Mas o site já sofreu com vazamentos em 2019, por isso é bom tomar cuidado para garantir a sua privacidade e da sua família.

A quem quiser testar a novidade, pegue o lencinho de papel e se prepare para uma experiência única e nostálgica.

Fonte: The Verge