Inteligência artificial consegue resolver um Cubo Mágico em pouco mais de 1s

Por Redação | 18 de Julho de 2019 às 08h21
Domenic Blair (em Creative Commons)

DeepCubeA: esse é o nome de um algoritmo de inteligência artificial (IA) que vem deixando os humanos um pouco mais envergonhados — e preocupados. Isso porque ele consegue resolver um Cubo Mágico (tecnicamente conhecido como Cubo de Rubik) em pouco mais de um segundo. 

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine (UCI), o algoritmo apresenta 10 bilhões de combinações para o cubo. O objetivo era decodificar o objeto em 30 movimentos, o que excede ou é igual ao desempenho humano. A partir daí o DeepCubeA foi testado em mil combinações e solucionou todas elas com um menor número de movimentos e em cerca de 60% do tempo. 

Pierre Baldi, autor do estudo e professor de Ciências da Computação da UCI, relatou ao canal BBC que o algoritmo aprendeu a resolver as combinações "sozinho". Ele acredita que a "forma de raciocínio da IA é completamente diferente se comparada a de um ser humano". 

Os pesquisadores da UCI não foram os únicos que procuraram atalhos para resolver um Cubo Mágico com rapidez. No ano passado, um estudante do MIT e um desenvolvedor de software construíram um robô que conseguia decifrar o brinquedo em 0,38s

Fonte: BBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.