Inteligência artificial consegue resolver um Cubo Mágico em pouco mais de 1s

Inteligência artificial consegue resolver um Cubo Mágico em pouco mais de 1s

Por Redação | 18 de Julho de 2019 às 08h21
Domenic Blair (em Creative Commons)

DeepCubeA: esse é o nome de um algoritmo de inteligência artificial (IA) que vem deixando os humanos um pouco mais envergonhados — e preocupados. Isso porque ele consegue resolver um Cubo Mágico (tecnicamente conhecido como Cubo de Rubik) em pouco mais de um segundo. 

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine (UCI), o algoritmo apresenta 10 bilhões de combinações para o cubo. O objetivo era decodificar o objeto em 30 movimentos, o que excede ou é igual ao desempenho humano. A partir daí o DeepCubeA foi testado em mil combinações e solucionou todas elas com um menor número de movimentos e em cerca de 60% do tempo. 

Pierre Baldi, autor do estudo e professor de Ciências da Computação da UCI, relatou ao canal BBC que o algoritmo aprendeu a resolver as combinações "sozinho". Ele acredita que a "forma de raciocínio da IA é completamente diferente se comparada a de um ser humano". 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os pesquisadores da UCI não foram os únicos que procuraram atalhos para resolver um Cubo Mágico com rapidez. No ano passado, um estudante do MIT e um desenvolvedor de software construíram um robô que conseguia decifrar o brinquedo em 0,38s

Fonte: BBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.