iFood testará robôs entregadores no Brasil em 2020

Por Felipe Ribeiro | 30 de Outubro de 2019 às 13h41
iFood
Tudo sobre

iFood

Saiba tudo sobre iFood

Ver mais

O iFood anunciou um plano audacioso para facilitar a logística de entregas. A partir de 2020, a empresa dará início ao projeto piloto com robô autônomo, que, com auxilio da inteligência artificial, fará a primeira etapa do deslocamento total da entrega, executando a retirada do pedido no restaurante localizado (ou não) dentro da praça de alimentação de um shopping, e o levará até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador retira os pedidos. A partir dali, o algorítimo do iFood indicará se o produto seguirá com a entrega por moto ou bike, por exemplo.

"Nós, inicialmente, faremos este teste na primeira perna da entrega para verificar a eficiência do robô, se ele não sofrerá com interferências de sistema ou, até mesmo, físicas, dentro do shopping. Com isso, esperamos diminuir o tempo de serviço e otimizar a logística", explicou Fernando Martins, gerente de inovação logística do iFood, em entrevista ao Canaltech.

Martins revelou, ainda, outras fases dos testes. Uma delas, por exemplo, é o uso de patinetes elétricos como veículo de entrega e chegada às residências. "Além das bikes e das motos, vamos testar as bicicletas e patinetes elétricos para averiguar a eficiência em trajetos diferenciados".

Protótipo do robô qerá utilizado pelo iFood/ Imagem: iFood

O robô foi projetado para atender as especificações da operação. Eles são 100% elétricos, ou seja, ecologicamente corretos, e tem capacidade para transportar até 30 kg, com autonomia de 12 horas de trabalho. Segundo o iFood, a próxima fase dos testes com o robô contemplará a última etapa da entrega, que compreende em receber o pedido pelo entregador e deslocá-lo até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais. "Sabemos que os padrões de segurança de certos condomínios são bem rígidos. Esperamos, com isso, facilitar o trabalho dos entregadores e deixar a experiência para o usuário mais confortável", avalia Martins. Ou seja: teremos robôs entregadores bem aqui, no Brasil.

O projeto piloto com robô autônomo está sendo desenvolvido em parceria com a Synkar, empresa especializada em inteligência artificial. Os shoppings participantes, bem como as cidades brasileiras que serão utilizadas para os testes, ainda serão revelados pelo iFood.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.