Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iFood testará robôs entregadores no Brasil em 2020

Por| 30 de Outubro de 2019 às 13h41

Link copiado!

iFood
iFood
Tudo sobre iFood

O iFood anunciou um plano audacioso para facilitar a logística de entregas. A partir de 2020, a empresa dará início ao projeto piloto com robô autônomo, que, com auxilio da inteligência artificial, fará a primeira etapa do deslocamento total da entrega, executando a retirada do pedido no restaurante localizado (ou não) dentro da praça de alimentação de um shopping, e o levará até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador retira os pedidos. A partir dali, o algorítimo do iFood indicará se o produto seguirá com a entrega por moto ou bike, por exemplo.

"Nós, inicialmente, faremos este teste na primeira perna da entrega para verificar a eficiência do robô, se ele não sofrerá com interferências de sistema ou, até mesmo, físicas, dentro do shopping. Com isso, esperamos diminuir o tempo de serviço e otimizar a logística", explicou Fernando Martins, gerente de inovação logística do iFood, em entrevista ao Canaltech.

Martins revelou, ainda, outras fases dos testes. Uma delas, por exemplo, é o uso de patinetes elétricos como veículo de entrega e chegada às residências. "Além das bikes e das motos, vamos testar as bicicletas e patinetes elétricos para averiguar a eficiência em trajetos diferenciados".

Continua após a publicidade

O robô foi projetado para atender as especificações da operação. Eles são 100% elétricos, ou seja, ecologicamente corretos, e tem capacidade para transportar até 30 kg, com autonomia de 12 horas de trabalho. Segundo o iFood, a próxima fase dos testes com o robô contemplará a última etapa da entrega, que compreende em receber o pedido pelo entregador e deslocá-lo até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais. "Sabemos que os padrões de segurança de certos condomínios são bem rígidos. Esperamos, com isso, facilitar o trabalho dos entregadores e deixar a experiência para o usuário mais confortável", avalia Martins. Ou seja: teremos robôs entregadores bem aqui, no Brasil.

O projeto piloto com robô autônomo está sendo desenvolvido em parceria com a Synkar, empresa especializada em inteligência artificial. Os shoppings participantes, bem como as cidades brasileiras que serão utilizadas para os testes, ainda serão revelados pelo iFood.