IA vai tentar recriar os traços do lendário deus do mangá Osamu Tezuka

Por Claudio Yuge | 25 de Outubro de 2019 às 10h27
comic book

Osamu Tezuka é o deus do mangá. Criador de obras como Astro Boy, Kimba, Black Jack e Phoenix, foi ele quem pavimentou o caminho para que os quadrinhos japoneses ganhassem uma identidade própria e florescessem ao longo das décadas. Agora, mais de 30 anos após sua morte, ele pode “ressuscitar” com a ajuda da inteligência artificial.

Na esperança de aprimorar os principais elementos do estilo de Tezuka, a companhia japonesa Kioxia emprega tecnologia para criar um novo trabalho inspirado nos traços do criador. A empresa, anteriormente conhecida como Toshiba Memory — organização "especializada em armazenamento de dados de alta velocidade e alta capacidade" — usa inteligência artificial (IA) para analisar os vários trabalhos de Tezuma.

Ainda não há muitos detalhes sobre a produção, como, por exemplo, se serão usados os roteiros ou até mesmo os desenhos adultos de Tezuma. A esperança, segundo a companhia, é de que eles consigam projetar como seria uma nova história do artista caso ele ainda estivesse vivo. Embora parte dos fãs façam questionamentos éticos sobre o projeto, ele parece interessante, especialmente para manter o autor “vivo” e relevante entre uma nova geração de fãs.

A expectativa é de que os primeiros resultados estejam prontos em fevereiro de 2020. É aguardar para ver.

Fonte: Comic Book  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.