Publicidade

IA que cria vídeos com memes famosos faz sucesso nas redes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Novembro de 2023 às 10h34

Link copiado!

Reprodução/Know Your Meme
Reprodução/Know Your Meme

As novas ferramentas de IA que transformam imagens estáticas vem sendo utilizadas para criar vídeos de memes famosos. Nas redes sociais, o público compartilha seus experimentos com as soluções mais recentes lançadas por empresas como Stability e Runway.

Nas versões gratuitas das IAs disponibilizadas no momento é possível gerar pequenas animações dos elementos das imagens, como movimentar partes do corpo de uma pessoa ou mover itens do cenário.

A animação de memes famosos pode brincar com as cenas retratadas e aumentar o efeito cômico das imagens. Em um exemplo compartilhado na plataforma X (antigo Twitter), o meme do namorado distraído ganha vida com a sua espiada indiscreta:

Continua após a publicidade

Como animar memes com IA

Você também pode experimentar as ferramentas de IA para animar os memes que mais gosta. No exemplo abaixo, mostramos como usar a solução da Runway para esse objetivo.

A conta gratuita no estúdio de criação da Runway oferece 525 créditos para utilizar na geração de conteúdo — cada segundo de vídeo produzido com IA consome cinco créditos.

Continua após a publicidade
  1. Acesse app.runwayml.com ou baixe o app para iPhone (iOS);
  2. Realize um cadastro simples na plataforma;
  3. Entre em "Start with Image" no modelo Gen-2;
  4. Faça o upload da imagem com o meme;
  5. Clique em "Motion Brush (Beta)";
  6. Marque a(s) área(s) da imagem que deseja animar;
  7. Ajuste os controles de movimento: horizontal, vertical ou aproximação;
  8. Acesse a aba "Image + Description";
  9. Forneça uma descrição da cena e do movimento desejado;
  10. Clique em "Generate 4s" para gerar a animação.

No teste realizado pelo Canaltech, o prompt de comando respondeu bem para descrições tanto em inglês quanto em português.

Os materiais são gerados em poucos instantes e podem ser baixados em formato MP4 para o compartilhamento em outras plataformas.

Continua após a publicidade

Na versão gratuita do app Runway só é possível gerar vídeos de quatro segundos, mas há planos de assinatura que ampliam a duração e eliminam a marca d'água dos conteúdos.

Em nosso teste, fizemos animações em dois memes famosos: da menina desastre e do senhor chorrindo. Nos dois casos, a IA conseguiu produzir resultados satisfatórios, mas não exatamente perfeitos — é possível notar certa deformação na anatomia humana e nos movimentos da cena:

Curiosamente, em nosso teste a plataforma marcou o meme "me solta" (aquele com alguém segurando um ET) como inapropriado e não gerou o vídeo solicitado. Isso pode ter acontecido por um entendimento da ferramenta de que a imagem apresenta alguma nudez.

A Runway permite que as pessoas enviem feedbacks sobre os resultados e lista os possíveis pontos de melhoria, como qualidade da renderização, falta de movimento, composição e adequação ao prompt.

Continua após a publicidade

Conheça também outras ferramentas de IA para gerar conteúdo a partir de imagens e textos.