Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA indiana consegue analisar altura, gênero e roupas em vídeos de vigilância

Por| 22 de Outubro de 2018 às 17h31

Link copiado!

IA indiana consegue analisar altura, gênero e roupas em vídeos de vigilância
IA indiana consegue analisar altura, gênero e roupas em vídeos de vigilância

Pesquisadores de inteligência artificial na Índia desenvolveram uma ferramenta capaz de procurar por pessoas específicas usando imagens de vídeos de vigilância. A IA consegue identificar detalhes como altura, gênero e cor da roupa.

Para isso, a equipe usou ferramentas de deep learning para treinar a rede neural a ponto de ela conseguir reconhecer certas características humanas usando visão computacional. Em suma, o que a IA faz é receber as informações sobre uma pessoa que está sendo procurada pela polícia, por exemplo, analisando imagens em vídeos para encontrar a pessoa em questão em meio a multidões.

Um exemplo: com a solicitação para que a IA encontre "homens usando camiseta azul com cerca de 1,80m de altura", o sistema faz o rastreamento nos vídeos para restringir as imagens de uma enorme quantidade de vídeos em um arquivo que mostra apenas as cenas em que pessoas com essas características apareçam.

De acordo com os pesquisadores, o algoritmo "recupera corretamente 28 pessoas de um total desafiador de dados com atributos biométricos suaves". E vale ressaltar que a tecnologia ainda está em desenvolvimento; ou seja, ainda vai ser aprimorada para considerar critérios mais específicos do que altura, gênero e cor da roupa, melhorando a identificação aos poucos.

Continua após a publicidade

Além de buscar por potenciais criminosos, a tecnologia também pode ser muito útil na busca por pessoas desaparecidas. O estudo que permitiu a criação do sistema pode ser conferido online.

Fonte: TheNextWeb