Publicidade

IA do Google vai organizar resultados da busca em grupos para você

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google começou a testar um novo recurso de IA no buscador: o Web Guide (“Guia da rede”, em tradução livre) organiza os tradicionais links das pesquisas e os separa em categorias diferentes para atender ao pedido original. O objetivo é simplificar o acesso às principais informações e aos sites relacionados ao tema.

Com ajuda do Gemini, o Web Guide analisa o termo de pesquisa, pesquisa o conteúdo disponível na web e cria pequenos grupos de links que correspondem a aspectos específicos da busca.

Por exemplo: ao pesquisar por opções para viajar sozinho no Japão, o Google ainda retorna com a lista de links relacionados, mas separa a pesquisa em algumas categorias temáticas. É possível ver um conjunto de páginas sobre guias turísticos, outro grupo com relatos de experiências individuais, e por aí vai — em alguns casos, a seção vem acompanhada de um breve resumo de IA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por enquanto, a novidade é experimental, disponível apenas na plataforma Search Labs, e funciona somente na aba “Web” do buscador (aquela que mostra apenas resultados com links, sem resumos em texto e outros quadros do Google). Ainda não há versão em português.

Mais IA na busca

O recurso se destaca por ser um movimento para organizar a busca “tradicional” por links com ajuda da IA generativa. 

Os resumos gerados por IA no topo das pesquisas já são um sucesso de popularidade, com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, mas a função já foi criticada por reduzir a quantidade de cliques nos sites — o que pode ser um problema para veículos que dependem da audiência vinda pelo tráfego orgânico do buscador. 

Aos poucos, a Big Tech incorpora inteligência artificial em diversas áreas da busca. Nos Estados Unidos, a empresa já conta com o AI Mode (modo que cria uma página de tela cheia para responder à pesquisa) e liberou novas opções para facilitar compras, como um novo provador de roupas virtual.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: pesquisar no Google deixou de fazer sentido?