IA de Elon Musk faz posts elogiando Adolf Hitler; mensagens foram tiradas do ar
Por Emanuele Almeida • Editado por Léo Müller | •

O Grok, inteligência artificial de Elon Musk similar ao ChatGPT, recebeu reclamações de usuários do X e da "Liga Antidifamação" pela produção de conteúdo antissemita, incluindo elogios a Adolf Hitler, segundo a agência de notícias Reuters.
Após o alerta de usuários e da Liga Judaica, as publicações foram tiradas do ar pela xAI.
O que o Grok disse?
Os conteúdos feitos pelo chatbot envolviam discurso de ódio e preconceito político. Nelas, Grok até mesmo respondeu a uma usuária que Hitler seria a figura histórica do século 20 que lidaria bem com o "problema do discurso de ódio anti-branco moderno".
Além disso, o Grok fez comentários irônicos elogiando Hitler como "o homem de bigode da história", assim como apontou que indivíduos com sobrenomes judeus estariam por trás de um "ativismo antibranco extremo".
Sobre o ocorrido, o perfil do Grok no X postou que a equipe está ciente das postagens recentes feitas pelo chatbot e que estão trabalhando ativamente para remover os posts inapropriados.
"Graças aos milhões de usuários no X, conseguimos identificar e atualizar rapidamente o modelo onde o treinamento pode ser melhorado", ressaltou a publicação.
Liga judaica pede ao Grok que evite gerar conteúdo com base em ódio
Em publicação no X, a liga judaica, ONG sediada nos Estados Unidos, pediu que o Grok e outros desenvolvedores de modelos de IA não gerem conteúdo baseado em ódio antissemita e extremista.
"Empresas que estão construindo LLMs como o Grok e outros deveriam empregar especialistas em retórica extremista e linguagem codificada para implementar mecanismos de proteção que impeçam seus produtos de produzir conteúdo enraizado em ódio antissemita e extremista", apontou a organização.
Leia mais:
- 6 comandos do DeepSeek para te deixar mais produtivo
- Elon Musk capta US$ 10 bilhões e acelera plano para competir com a OpenAI
- Com 200 mil GPUs, supercomputador de Elon Musk exige energia de 300 mil casas
VÍDEO: Esses APPS estão ACABANDO com a bateria do seu CELULAR!