Grupo financiado por Elon Musk libera IA poderosa e assustadora

Por Claudio Yuge | 09 de Novembro de 2019 às 17h00
pixabay
Tudo sobre

Elon Musk

Saiba tudo sobre Elon Musk

Em fevereiro deste ano, a OpenAI, instituição sem fins lucrativos que realiza pesquisas sobre inteligência artificial (IA), anunciou o projeto GPT-2, um algoritmo poderoso, capaz de criar vários parágrafos coerentes sobre os mais variados assuntos. Na ocasião, ela disse que não liberaria por completo a novidade para o público, por se tratar de algo muito poderoso, que poderia trazer problemas se mal utilizada. Mas… agora, o monstro saiu da jaula.

O gerador de textos foi treinado em cerca de 40 GB de dados de oito milhões de sites. Para testar, é só colocar algumas palavras em inglês e receber, em questão de segundos, uma história convincente, com dados plausíveis. Veja no exemplo abaixo:

(Imagem: Reprodução/Talk to Transformer)

Em uma postagem no blog, a OpenAI disse nesta semana que decidiu disponibilizar o GPT-2 por completo porque, desde que distribuiu uma versão menor do mesmo software, não notou nenhum comportamento de uso indevido — embora não tenha havido assim tanto tempo para alguém usar a IA para fins, digamos, inadequados.

Se quiser experimentar, basta acessar o endereço https://talktotransformer.com/. E pensar que a OpenIA tem como um dos maiores financiadores Elon Musk, fundador da Tesla e da Space X e que também é conhecido justamente por conta do seu medo de que um dia a IA vai se voltar contra os humanos.

Fonte: Gizmodo  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.