Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps terá mapas que se atualizam sozinhos por meio de IA

Por| 24 de Julho de 2019 às 12h13

Link copiado!

Google
Google

O Google Maps faz uso da inteligência artificial e não é de hoje. O exemplo mais latente é quando damos aquele zoom maroto nos mapa e ele mostra os relevos dos prédios, ruas e pontes. Pois bem, parece que a gigante das buscas está preparando mais funções para o Maps que utilizarão IA. Nos últimos anos, a empresa investiu bastante em machine learning para acompanhar automaticamente a geografia em constante mudança do mundo e, em seguida, atualizar como isso se reflete cartograficamente.

Na verdade, a Google mudou sua estratégia em 2015, quando percebeu que tinha de mudar o jeito que mantinha seus mapas atualizados. Esse panorama foi passado por dois funcionários do setor do Maps, de acordo com o site Popular Science. Andrew Lookingbill, diretor de engenharia do Google Maps, por exemplo, descreve o momento como uma "epifania".

A maneira como isso está acontecendo é por meio de algoritmos de machine learning que são bons o suficiente para capturar imagens — como as fotos produzidas pelos carros de rua ou por satélites —, extrair as informações de que precisam e atualizar o mapa. Essas informações são provavelmente dados como o nome de uma estrada, um número de casa ou o formato de um edifício visto de cima.

"Imagine que alguém construa uma nova casa e um carro do Street View passe por ela. Isso pode acabar sendo pesquisado em nossos mapas sem que um ser humano esteja no circuito interno ou tenha que fazer algo com isso”, explica Lookingbill. Esse processo - de analisar imagens de IA e atualizar o mapa - é o que ele chama de “o primeiro passo para os mapas se tornarem 'autocuráveis'”, completa.

Continua após a publicidade

Outro trabalho, ainda em estágio embrionário, envolve o uso da IA ​​para criar novas estradas no mapa a partir de imagens que são analisadas. Essa "síntese da estrada é, na verdade, a tentativa de descobrir a geometria das estradas que ainda não temos no mapa, com base em imagens", diz Lookingbill

Para que os algoritmos de inteligência artificial façam coisas como criar contornos de construção ou mapear novas estradas, ele usa imagens como dados de satélite de cima para baixo; para extrair informações como nomes de ruas, números de casas e nomes comerciais, a empresa está confiando no Street View.

Fonte: Popular Science