Publicidade

Google lança IA para você experimentar roupas antes de comprar

Por  | 

Compartilhe:
Marcelo Fischer/Canaltech
Marcelo Fischer/Canaltech

O Google disponibilizou nesta terça-feira (26) o Provador Virtual no Brasil, ferramenta de inteligência artificial que permite experimentar roupas e sapatos digitalmente antes de finalizar uma compra online. Integrada ao Shopping Graph da empresa, a funcionalidade alcança bilhões de produtos disponíveis na Busca, no Google Shopping e nos resultados de imagem.

Para usar, o consumidor envia uma foto de corpo inteiro e visualiza como diferentes peças ficam sobre o próprio corpo. O modelo de IA foi desenvolvido especificamente para o varejo e reconhece como diferentes materiais se dobram, esticam e se adaptam a distintos biótipos e posições.

A ferramenta já foi liberada, e estará disponível para todos os usuários nos próximos dias.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Caimento, não tamanho

O objetivo da ferramenta é responder "como eu fico com essa peça?", e não orientar sobre qual tamanho comprar. O Google afirmou que o foco está no caimento, no modelo e no comportamento do tecido sobre o corpo do usuário.

Nos testes do Canaltech, a peça simulada acompanhou o tamanho que eu estava vestindo no momento da foto.

Por enquanto, só é possível provar uma peça de cada vez. Não há como combinar uma calça com uma camisa na mesma simulação.

Foto ideal e privacidade

Para resultados mais precisos, o Google recomenda uma foto com fundo neutro, calça jeans e camiseta branca. A IA mapeia os pontos de contato do corpo a partir dessa imagem para gerar a visualização. Não é necessário enviar uma nova foto a cada uso, já que a imagem fica disponível para ser reutilizada em outras sessões.

Segundo o Google, que as fotos não são usadas para treinamento de modelos de IA, e o usuário pode apagá-las quando quiser.

Continua após a publicidade

Disponível apenas no orgânico

A funcionalidade está limitada, neste momento, a produtos listados de forma gratuita no Google Shopping, sem vínculo com anúncios pagos. Varejistas com catálogo bem estruturado já aparecem com o Provador Virtual automaticamente. Quem não quiser participar pode solicitar o opt-out.

Outra limitação desta fase inicial: a ferramenta não está disponível dentro dos sites das marcas ou varejistas. Para quem quiser oferecer essa funcionalidade no próprio e-commerce, o Google disponibiliza soluções separadas por meio do seu portfólio de Cloud.

"Com o Provador Virtual, estamos levando a confiança e a segurança dos provadores para a tela do celular ou do computador mais próximo", afirmou Patrícia Moreira, Head da Indústria de Moda e Beleza no Google Brasil.