Google Gemini recebe IA medalhista em olimpíada de matemática
Por André Lourenti Magalhães |

O Google liberou o modelo de IA 2.5 Deep Think para assinantes do Gemini nesta sexta-feira (1º). A novidade eleva ainda mais o desempenho do assistente em tarefas complexas e conseguiu desempenho de medalha de bronze na última edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).
- Como usar os modelos de raciocínio de IA? Confira o guia
- O que é o agente do ChatGPT? Veja como funciona a nova função de IA da OpenAI
Outra variação do Deep Think conseguiu desempenho de medalha de ouro neste mesmo exame e foi liberada pela Big Tech para um grupo de matemáticos e pesquisadores. Apesar da nota inferior, a versão disponível no Gemini consegue entregar resultados de forma mais rápida, enquanto o modelo “original” pode levar horas para resolver um único problema.
Como o Deep Think funciona
O Gemini 2.5 Deep Think segue a linha dos “modelos de raciocínio” de IA — ao receberem um prompt, esses modelos separam a solução do problema em etapas, simulando um raciocínio humano, até chegarem ao resultado.
A diferença é que o lançamento do Google leva mais tempo porque explora diferentes ângulos e opções de resposta no lugar de seguir um único caminho. Segundo a empresa, a IA raciocina de forma paralela, o que cria e considera várias ideias ao mesmo tempo e combina todas as possibilidades.
A Gigante de Mountain View destaca o poder do modelo para tarefas de desenvolvimento e design, descobertas científicas e matemáticas, além de maior eficácia com programação.
Os testes divulgados colocam o Deep Think no topo do teste de benchmark Humanity’s Last Exam, superando o Grok 4, da xAI, entre os LLMs usados sem ferramentas adicionais.
Vale destacar que o Deep Think não foi a única IA com desempenho de medalha de ouro na olimpíada de matemática: a OpenAI, do ChatGPT, também atingiu a marca com um modelo não revelado — e a divulgação gerou até um “climão” entre as empresas.
Quem pode usá-lo
Por enquanto, o Gemini 2.5 Deep Think está disponível apenas para assinantes do plano Google AI Ultra — aquele que custa mais de R$ 1.200. A empresa ainda pretende liberá-lo na API do Gemini para testes nas próximas semanas.
Leia também:
- Gemini Flash e Pro: quando é indicado usar cada modelo de IA do Google?
- ChatGPT ou NotebookLM: qual é melhor IA para estudos?
- Por que a Anthropic limitou o uso da IA Claude?
VÍDEO: qual IA escolher?