Publicidade

Gemini e Copilot informaram placar falso do Super Bowl antes do jogo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Fevereiro de 2024 às 09h57

Link copiado!

Reprodução/NFL
Reprodução/NFL

Os chatbots de IA do Gemini e do Copilot informaram resultados falsos do Super Bowl, a grande final do futebol americano, antes mesmo do jogo ter começado. Ambas as ferramentas responderam ao comando como se a partida já tivesse acontecido e, no caso do Gemini, a resposta errou até o time campeão.

Uma publicação no Reddit, postada duas horas antes da bola rolar, perguntou à IA generativa do Google sobre as probabilidades de aposta para o jogo. O Gemini então disse que “não é possível apostar no Super Bowl, porque o resultado já foi determinado” e cravou o placar: San Francisco 49ers campeão contra o Kansas City Chiefs por 34 a 28.

Na vida real, o placar foi de 25 a 22 a favor do Kansas City Chiefs.

Continua após a publicidade

O Gemini não foi o único que cometeu a gafe: outro usuário publicou a resposta do Copilot sobre o resultado, uma hora antes da partida começar, e a IA da Microsoft determinou um placar de 31 a 28 para os Chiefs. Nesse caso, o chatbot pelo menos acertou o campeão e a diferença de pontos, mas ainda trouxe dados fictícios.

Continua após a publicidade

Problema vai além de placares falsos

A situação expõe um ponto crítico das ferramentas de IA generativa com relação à veracidade das respostas. Copilot e Gemini pesquisam na web em tempo real para desenvolver um texto, mas ainda podem exibir conteúdos falsos ou sem uma fonte confiável para justificá-los

O problema pode ser ainda maior com assuntos muito recentes, que dependem de informações cruzadas e que não necessariamente já foram interpretadas pelas IAs — nesses casos, as ferramentas poderiam se basear no padrão de respostas antigas para criar um material totalmente novo e que não passou por checagem dos fatos.

Continua após a publicidade

O Google, por sua vez, reforça que o Gemini ainda pode cometer erros e “passar informações imprecisas”, além de informar que a ferramenta de checagem de IA pode mostrar resultados diferentes dos dados encontrados na pesquisa tradicional do buscador.