10 formas de usar o ChatGPT e economizar tempo no trabalho
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O ChatGPT é uma inteligência artificial que consegue conduzir diálogos e produzir textos. Com suporte à língua portuguesa, basta digitar qualquer coisa para a plataforma e aguardar uma resposta produzida por aprendizagem de máquina.
- Como testar o ChatGPT, a IA que conversa com você
- ChatGPT | Como identificar textos produzidos por inteligência artificial?
Enquanto a ferramenta é motivo de debates e preocupações sobre o seu conteúdo, empresas já incorporam a inteligência artificial a outros softwares, como foi o caso da Microsoft. O ChatGPT não substitui algumas funções humanas, mas pode ser útil para agilizar tarefas durante o cotidiano no trabalho. Veja algumas dicas.
1. Escrever e-mails
Você pode pedir para a IA escrever um e-mail, por exemplo. Insira os direcionamentos necessários, como tema, data e hora, e receba uma resposta pronta. Os temas são variados: convites para eventos, comunicação interna, apresentação de funcionários, entre outros.
2. Planejar uma rotina diária
O ChatGPT também pode organizar o cotidiano. Muitos usuários pedem para a ferramenta criar uma rotina diária com todas as atividades necessárias. Use esse recurso para combinar os melhores horários profissionais e pessoais.
3. Redigir texto em outros idiomas
Precisa escrever um e-mail em outro idioma? Caso tenha dúvidas e não queira usar o Google Tradutor, é possível usar o ChatGPT para criar um texto em diferentes línguas. Inglês, espanhol, francês e alemão são algumas das opções compatíveis.
4. Criar roteiros de apresentações
Antes de uma apresentação importante, é possível o ChatGPT para refinar o discurso. Solicite que a inteligência artificial crie um texto com o tema da reunião e você poderá usar o conteúdo como base.
5. Explicar termos técnicos
Quando você precisa explicar um termo de forma mais didática, vale a pena recorrer à inteligência artificial. Experimente pedir para o ChatGPT definir uma expressão da forma mais simples possível ou para um determinado público-alvo, como crianças ou idosos.
6. Descrever produtos
Trabalha com e-commerce? Nesse caso, a inteligência artificial pode ajudar você a economizar tempo enquanto elabora o texto para descrição de todos os produtos do site. Também é possível usar a ferramenta para elaborar conteúdos em outras áreas do marketplace, como a introdução e mensagens padronizadas para a jornada de compra.
7. Pesquisar por palavras que não lembra
Às vezes, você sabe o significado de uma palavra, mas não lembra o termo exato. Nesse caso, pode perguntar ao ChatGPT qual é a expressão correta ou possíveis sinônimos para a construção do texto.
8. Sugerir frases para currículo ou carta de apresentação
O ChatGPT também pode ser importante para conseguir um trabalho. A ferramenta consegue criar frases para o currículo profissional e ajudar a desenvolver cartas de apresentação para diferentes processos seletivos.
9. Gerar códigos
A plataforma possui suporte a algumas linguagens de programação, como C++, Python e Java. Dessa forma, qualquer pessoa pode solicitar um código para automatizar tarefas com a inteligência artificial, desde iniciantes a profissionais experientes na área.
10. Montar legendas para redes sociais
Entre as diversas opções de texto, as legendas para posts de redes sociais não ficam de fora do leque do ChatGPT. A inteligência artificial consegue atender a pedidos específicos para criações em diferentes redes, como Instagram, Facebook e TikTok.