Publicidade

Falha na AWS ocorreu após Amazon informar substituição de funcionários por IAs

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A falha operacional geral da Amazon Web Services (AWS) atingiu serviços de diversas empresas no dia 20 de outubro de 2025. E uma coincidência chamou atenção após o incidente: a queda ocorreu alguns meses depois de o CEO da companhia afirmar que funcionários poderiam ser substituídos por inteligências artificiais (IAs).

Segundo a empresa, o incidente no provedor de nuvem foi causado por uma falha no sistema de DNS — o mecanismo que “traduz” nomes de domínio em endereços IP — relacionada ao banco de dados DynamoDB.

Durante a falha, os serviços da AWS não conseguiram localizar o DynamoDB, ainda que ele estivesse operacional, o que desencadeou a pane global.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O problema aconteceu três meses após Andy Jassy, CEO da Amazon, anunciar que a incorporação crescente da IA generativa nos processos internos da companhia poderia reduzir a força de trabalho humana — e dois meses após a demissão de funcionários da AWS.

“A forma como trabalhamos deve mudar”

A mensagem de Jassy foi compartilhada com os funcionários da Amazon na manhã de 17 de junho, com o título “Algumas reflexões sobre IA generativa” (aboutamazon.com). No texto, o executivo afirma que diversas IAs já são usadas no dia a dia da companhia e que novas ferramentas devem impactar diferentes áreas de seus negócios.

Jassy destacou que a forma como a empresa trabalha deve mudar com a implementação da IA generativa e de agentes inteligentes, indicando que seriam necessárias menos pessoas executando tarefas repetitivas, enquanto outras direcionariam seu foco para outras atividades.

“É difícil saber exatamente onde isso se refletirá ao longo do tempo, mas, nos próximos anos, esperamos que isso reduza nossa força de trabalho corporativa total, à medida que obtivermos ganhos de eficiência com o uso extensivo da IA em toda a empresa”, pontuou o CEO.

Exatamente um mês depois, em 17 de julho, a empresa anunciou a demissão de funcionários ligados aos serviços da AWS. A companhia justificou a decisão como parte de um processo para otimizar recursos e oferecer inovação aos clientes.

Ainda não se sabe ao certo quais áreas foram afetadas pelas demissões — nem aquelas que poderão ser impactadas futuramente pela redução da força de trabalho —, mas a falha global, nesse contexto, reacendeu o debate sobre a tendência de substituição de funcionários por sistemas de IA.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | TODO MUNDO ODEIA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Continua após a publicidade

Fonte: Amazon