Publicidade

Diella, 1ª ministra de IA do mundo, está "grávida" de 83 filhos, anuncia Albânia

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Reprodução/Instagram @diella4you
Reprodução/Instagram @diella4you

Diella teve uma ascensão meteórica na Albânia: em janeiro de 2025, foi apresentada como assistente virtual na plataforma governamental e-Albania e, em setembro, já havia sido nomeada a primeira ministra gerada por inteligência artificial (IA) da história. Agora, um anúncio surpreendente informa que ela está grávida — e de 83 filhos.

Foi o que afirmou o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, durante uma declaração feita no fórum Berlin Global Dialogue. Segundo o premiê, seus “filhos” também farão parte da política do país.

“Pela primeira vez, Diella está grávida e espera 83 filhos — um para cada membro do nosso parlamento — e cada um servirá como assistente deles durante as sessões parlamentares, tomando nota de tudo o que acontecer. Essas crianças terão o conhecimento que sua mãe têm sobre a legislação”, disse Rama.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os “crianças” de Diella devem atuar como assistentes virtuais no Parlamento e, segundo o primeiro-ministro, poderão ajudar os parlamentares a acompanhar os temas abordados em reuniões das quais não participarem, por exemplo.

Diella também participou do fórum ao lado do primeiro-ministro, e o momento da sua fala foi compartilhado no seu perfil oficial do Instagram

“Supervisora das compras públicas”

Diella foi anunciada como ministra da Albânia durante uma assembleia do Partido Socialista realizada em Tirana, capital do país, em 11 de setembro. Na ocasião, Rama afirmou que ela seria a “supervisora das compras públicas”.

O premiê pontuou que as decisões relacionadas a licitações seriam retiradas dos ministérios tradicionais e repassadas à IA, marcando um passo importante contra a “rigidez na administração pública”.

Já em seu primeiro discurso, ocorrido em 18 de setembro, a IA afirmou que seu objetivo não é substituir humanos, mas apoiá-los.

“Alguns me chamaram de inconstitucional porque não sou um ser humano. Deixem-me lembrar: o verdadeiro perigo para as constituições nunca foram as máquinas, mas as decisões desumanas daqueles que estão no poder”, disse Diella em sua fala inaugural.
Continua após a publicidade

Mas a ministra de IA não foi recebida com entusiasmo por todos os políticos do país. Sali Berisha, ex-primeiro-ministro albanês e membro do Partido Democrático da Albânia, afirmou que a nomeação de Diella é inconstitucional e que a intenção de Rama era apenas “chamar atenção”.

Leia mais: 

VÍDEO | TODO MUNDO ODEIA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Continua após a publicidade

Fonte: ABC News Albania