Conheça a inteligência artificial que consegue “enxergar” através das paredes

Por Jessica Pinheiro | 13 de Junho de 2018 às 13h54

Sistemas complexos de detecção de corpos através de objetos sólidos, também conhecidos como "enxergar através da parede", logo poderão ser realidade graças à mais recente criação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) conseguiu desenvolver um sistema do gênero com bastante potencial para ser usado em diversas áreas diferentes.

O sistema foi intitulado de RF-Pose, e permite o uso de ondas de radiofrequência para detectar o movimento e a posição do corpo, criando em seguida uma figura humana baseada em tiras de cores diferentes; tudo isso com a ajuda da inteligência artificial. O objetivo do projeto, a princípio, é ajudar as pessoas, monitorando doenças como Parkinson e esclerose múltipla (EM), proporcionando um entendimento melhor da progressão da doença.

Isso também permitiria aos médicos ajudarem a medicação da pessoa em conformidade, bem como ajudar os idosos a viverem de forma mais independente, proporcionando a segurança adicional de quedas de monitoramento, lesões e mudanças nos padrões de atividades. Porém, como já comentado, a saúde não é a única área que essa nova tecnologia seria aplicada, apesar de ser o segmento que está sendo melhor explorado no momento.

O RF-Pose também poderia ser usado em outros cenários como, por exemplo, o controle e a vigilância das pessoas, uma vez que o sistema é capaz de reconhecer várias pessoas ao mesmo tempo e com grande precisão. Futuramente, o sistema ainda poderia ser utilizado para criar construções tridimensionais, oferecendo um grau de detalhamento muito maior de edificações. A tecnologia é promissora e pode inovar a sociedade moderna.

Fonte: hipertextual

Participe do nosso grupo de ofertas no Facebook e tenha acesso aos melhores descontos e cupons para você garantir sempre o menor preço em suas compras online.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.