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Chegada do Claude ao Brasil "sempre foi nosso plano", diz executivo da Anthropic

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Divulgação/Anthropic
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O chatbot de IA Claude, da Anthropic, chegou ao Brasil nesta quinta-feira (1º), mais de um ano após o lançamento oficial, e promete concorrer com ChatGPT e Gemini no país. Apesar da demora, a desenvolvedora confirma que o mercado brasileiro sempre teve alta demanda e a chegada ao país já estava nos planos.

O Canaltech teve a oportunidade de conversar com o Gerente de Produtos da Anthropic, Scott White, para trazer mais detalhes sobre o lançamento do serviço no país. White reforça a animação em receber o feedback dos brasileiros e destaca quais recursos de destaque podem colocar a IA como a principal escolha para uso pessoal e profissional. 

Demora para chegar ao Brasil

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O Claude foi lançado nos EUA em março do ano passado e já recebeu várias atualizações no modelo de linguagem principal — atualmente, a opção mais poderosa é o Claude 3.5 Sonnet, que disputa com o Gemini 1.5 Pro, do Google, e o GPT-4o, da OpenAI. Porém, a ferramenta oficial não havia sido liberada no Brasil e os usuários daqui precisavam recorrer a alguns truques para usá-la.

Scott White explica que a empresa, por ainda ser muito nova (foi fundada em 2021), separou a distribuição de acordo com a maior demanda pelo serviço, mas o Brasil sempre esteve no radar.

Canaltech: Por que o Claude demorou tanto para chegar ao Brasil?

Scott White:Nós, na Anthropic, só lançamos o Claude há pouco mais de um ano, então existe a construção de uma fundação e depois a entrega em larga escala para as pessoas nos mercados que ingressamos, primeiramente lançando nos EUA. 

Há uma superfície muito ampla sobre o que estamos empregando como uma empresa jovem, com Claude.AI e a plataforma para desenvolvedores, então existem requisitos legais, operacionais e de produto para cada mercado em que entramos. Então, priorizamos onde vimos a maior demanda e começamos nos EUA. Lançamos recentemente na União Europeia e vimos demanda crescente, feedback de clientes e animação vinda do Brasil. Logo, foi uma evolução natural do que já era nossa estratégia de levar o Claude.AI para mais e mais pessoas.

No meio do caminho, a Anthropic ainda contou com um reforço brasileiro: o paulistano cofundador do Instagram, Mike Krieger, foi anunciado como Chefe Executivo de Produtos da empresa no primeiro semestre deste ano. De forma bem-humorada, Scott revela como Krieger teve uma participação indireta para a chegada do serviço ao país. 

CT: Recentemente, a Anthropic anunciou o brasileiro Mike Krieger como CPO. Isso influenciou na chegada da IA ao país?

Scott White:Mike é incrível e acredito que ele influenciou de uma certa maneira (risos). Quando ele entrou, vimos muitas pessoas pedindo o lançamento no Brasil no seu Instagram e no seu Twitter. Quando ele publica um recurso que estamos lançando, uma das primeiras coisas que vemos é “Quando ficará disponível no Brasil?”. 

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Queríamos entrar no mercado brasileiro e isso sempre foi nosso plano, ter o Mike como CPO aumentou a quantidade de feedback que recebemos, o que nos ajudou a acelerar o progresso. Mas sempre esteve nos nossos planos porque acreditamos que é um lugar muito importante, em que há muita demanda e pessoas pedindo por isso, e queríamos fornecer o acesso. 

Formas de usar o Claude

Em meio a um mercado repleto de chatbots de IA generativa, incluindo opções nativas em sistemas operacionais, pode ser difícil destacar um único produto no mercado. 

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Scott White reforça o poder do modelo do Claude para tarefas complexas, como programação, e ainda menciona dois recursos importantes que podem ajudar os usuários: o Projects, que permite criar um repositório de conhecimento com mais de uma pessoa, e o Artifacts, que mostra as criações da IA num painel e abre espaço para ajustes com prompts de texto.

CT: Existem várias ferramentas de IA no mercado brasileiro. Como você acredita que os brasileiros podem usar o Claude de uma forma diferente das outras opções disponíveis?

Scott White:o modelo Claude 3.5 Sonnet, disponível em todos os níveis que o Claude oferece, Free ou Pro ou Team, é o modelo líder de mercado em várias dimensões, e a opção de ser multilingue é uma delas. Então achamos que o Claude fará um bom trabalho ao usar o modelo para todas as tarefas que as pessoas já usam [serviços de IA] no dia a dia. Alguns exemplos de uso podem ser traduções, o que é algo que frequentemente acontece no contexto empresarial, enquanto pequenos negócios podem usar para criar peças de marketing ou facilitar a comunicação com clientes. 

Também construímos recursos específicos: não apenas os modelos, mas ferramentas que tornam o Claude ótimo para esses casos. Recentemente lançamos o Projects, que permite que você organize conhecimento num repositório compartilhado, então o Claude pode ter acesso a esse material e ajudar a criar produtos significativos. Nós vimos como isso é valioso no desenvolvimento de software, em que os usuários colocam as próprias linhas de códigos e arquivos na base do projeto, então podem perguntar sobre os arquivos ou criar novos softwares com esse conhecimento. Nós vimos equipes de marketing usarem isso:  eles colocam as diretrizes de marca, exemplos de campanhas antigas e então podem criar novas peças, acessar essas informações e moldar as respostas do Claude. Também há uso educacional, em que educadores podem colocar o currículo de uma matéria no repositório e outras pessoas podem interagir com isso.

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E ainda temos o Artifacts, que ajuda as pessoas a criarem novos produtos. Pessoas sem conhecimento prévio de programação agora podem criar coisas como dashboards e visualizações complexas, criadas pelo Claude cria ao usar código e renderizá-la diretamente no navegador. Também podem criar documentos como uma apresentação de slides ou uma visualização com informações num formato visual rico, vimos isso no uso pessoal e no profissional. OClaude habilita esses tipos de uso pelo modelo e suas ferramentas.

Mecanismos de proteção

O Claude sempre foi promovido como uma IA “politicamente correta” devido aos seus filtros de conteúdo para evitar preconceitos e prompts prejudiciais — por isso, a ferramenta se tornou comum para empresas. O líder de produtos da Anthropic argumenta que a segurança é um fator crucial para a desenvolvedora e serve como base para todos os lançamentos.

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CT: O Claude é conhecido pelos mecanismos de segurança, o que torna a IA muito útil para empresas. Qual é o maior desafio entre manter essas diretrizes enquanto desenvolvem modelos de linguagem ainda mais poderosos?

Scott White:Acho que [a segurança] é algo que nos sentimos muito fortes sobre, é o centro no qual a companhia foi criada. É um compromisso, e em cada recurso ou modelo que criamos, uma das primeiras coisas que vem à mente é “Como tornamos isso seguro?”. Isso leva a algumas coisas como nossa política de direcionamento, que dita quais mecanismos de segurança devemos colocar para garantir que o modelo não seja prejudicial e seja útil. 

Nós incorporamos os valores nos sistemas da IA logo no início do desenvolvimento, mas também nos estruturamos sobre a nossa própria organização: quem tem acesso a qual informação? Quais políticas e procedimentos devemos adotar para garantir que esse ethos e esse processo esteja incorporado em qualquer produto que criamos? Como nós criamos equipes de segurança, testamos e fazemos análises de cada ferramenta que criamos? Então, é algo que lidera nosso pensamento quando abordamos os desafios. É parte do DNA da nossa empresa, é a coisa mais importante em que acreditamos. E mesmo com todos esses mecanismos de segurança que consideramos críticos, nós ainda conseguimos crescer e entrar em novos mercados. As pessoas amam usá-los pessoalmente ou profissionalmente, então não achamos que isso seja contraditório ao progresso de entregar modelos de IA incríveis e que conseguem resolver problemas no mundo. Acreditamos que isso nos ajuda a fazer isso rapidamente e de forma mais eficaz. 

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Três variações do Claude

Cada modelo do Claude é dividido entre três versões diferentes — Haiku, Opus e Sonnet —, que variam de acordo com preço, janela de contexto e capacidade de processar mais informações. Enquanto o Sonnet é a variação mais potente, o Haiku é uma alternativa para dispositivos móveis ou que exigem maior velocidade de respostas, por exemplo.

Scott White diferencia cada opção e explica que a escolha depende do contexto de cada usuário.

CT: Você pode explicar a divisão dos modelos em três variações e por que isso é importante?

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Scott White:Difere-se um pouco sobre cada cliente, exemplo de uso e segmento. Principalmente no ecossistema para desenvolvedores, ter uma família de modelos oferece muita escolha sobre o que você vai usar para resolver cada caso. 

Se você usa algo para ajudar as pessoas para consultar suporte legal com base em contratos ou coisa do tipo, ele não precisa ser tão rápido, mas precisa ser inteligente para raciocinar sobre grandes quantidades de informação, então isso pode ser um caso para o Opus.

No entanto, se você apenas tenta categorizar e organizar transcrições de chamadas ou atuar como um chatbot de suporte ao consumidor que precisa responder a alguém rapidamente, a latência é um fator importante e o preço precisa ser levado em consideração, então o Haiku provavelmente é uma solução melhor. Nós acreditamos em trazer três opções diferentes em diversos níveis de velocidade, preço e limites de inteligência, que permitam que as pessoas resolvam diferentes problemas enquanto constroem suas soluções usando nossos modelos. 

A mesma situação existe no Claude.AI: se quero fazer um trabalho criativo sobre uma campanha de marketing, posso querer usar Sonnet e Opus, com maiores limites de inteligência e sem priorizar tanto a latência. Mas se quero resumir rapidamente várias transcrições de chamadas com clientes, eu posso usar o Haiku porque faz isso de forma muito mais rápida. Assim, varia de acordo com cada situação de uso.

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Por fim, o líder de produtos da Anthropic reforça a animação com a chegada ao Brasil e aguarda os feedbacks dos consumidores:

Estamos muito animados em chegar ao Brasil e receber o feedback da comunidade por aí. Podemos ver como o entusiasmo e o feedback podem moldar as futuras coisas nas quais trabalhamos. 

Claude no Brasil

A IA Claude já está disponível no país e pode ser acessada de três diferentes formas: pelo navegador, no site Claude.ai, pelo aplicativo para Android e iOS e pela Anthropic API, dedicada a desenvolvedores.